24/11/2011 - 11h45min

Vereador requer a regularização da Reserva Biológica do São Donato

Moção de autoria do Ver. Éber é endereçada à Secretária do Meio Ambiente- RS, Jussara Cony

Por Gab. Ver. Éber Escobar de Almeida

Ver. Éber Escobar de Almeida

Foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, moção de autoria do Vereador Éber Escobar de Almeida endereçada à Secretária do Meio Ambiente - Jussara Cony, no qual requer a regularização da Reserva Biológica do São Donato.

Segundo o documento, os munícipes de Itaqui ao mesmo tempo em que se encontram
orgulhosos pela implantação de uma Reserva Biológica, encontram-se preocupados com diversos aspectos que envolvem a Reserva.

Para o Vereador urge que seja regulamentada esta Reserva, que existe de fato mas não de direito, haja vista não estar devidamente delimitada, o que impede que seja realizada a competente desapropriação das áreas que compõem a mesma.

Esta reserva é uma das grandes áreas de banhado do Rio Grande do Sul, com importante nascentes e espécies ameaçadas, usada por estudantes para pesquisas científicas e de educação ambiental, comentou o edil.

A reserva Biológica do São Donato abrange os municípios de Itaqui e Maçambará, ocupando uma área de 4.392 hectares. Foi Criada pelo decreto estadual nº 23.798, de 12 de março de 1975.