24/11/2011 - 11h45min

Vereador requer a regularização da Reserva Biológica do São Donato

Moção de autoria do Ver. Éber é endereçada à Secretária do Meio Ambiente- RS, Jussara Cony

Ver. Éber Escobar de Almeida

Foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, moção de autoria do Vereador Éber Escobar de Almeida endereçada à Secretária do Meio Ambiente - Jussara Cony, no qual requer a regularização da Reserva Biológica do São Donato.

Segundo o documento, os munícipes de Itaqui ao mesmo tempo em que se encontram
orgulhosos pela implantação de uma Reserva Biológica, encontram-se preocupados com diversos aspectos que envolvem a Reserva.

Para o Vereador urge que seja regulamentada esta Reserva, que existe de fato mas não de direito, haja vista não estar devidamente delimitada, o que impede que seja realizada a competente desapropriação das áreas que compõem a mesma.

Esta reserva é uma das grandes áreas de banhado do Rio Grande do Sul, com importante nascentes e espécies ameaçadas, usada por estudantes para pesquisas científicas e de educação ambiental, comentou o edil.

A reserva Biológica do São Donato abrange os municípios de Itaqui e Maçambará, ocupando uma área de 4.392 hectares. Foi Criada pelo decreto estadual nº 23.798, de 12 de março de 1975.