Webmail

Webmail

Símbolos Municipais

Bandeira

A lei Municipal de número 984, de 27 de dezembro de 1976, revoga a lei Municipal n.º 324, de 25 de novembro de 1958, que instituía na época o “Brasão Municipal”. Conforme o texto da nova lei, embasado no seu art. 1.º, são símbolos do município: a) A Bandeira Municipal; b) O Hino Municipal; c) O Brasão Municipal.

A bandeira Municipal e o Brasão Municipal são de autoria do heraldista prof. ARCINÓE ANTONIO PEIXOTO DE FARIA. Seguindo a tradição da heráldica portuguesa, da qual herdamos os cânones e regras, a Bandeira Municipal de Itaqui obedece a essa regra, sendo por opção “esquartelada em cruz”, lembrando nesse simbolismo o espírito e origem cristãos do seu povo. O Brasão aplicado na Bandeira representa o Governo Municipal, e o losango branco onde é contido representa a própria cidade “sede do Município”; a cor branca é o símbolo da paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza, religiosidade. As faixas brancas carregadas de sobre faixas vermelhas que esquartelam a Bandeira, representam a irradiação do poder Municipal, que se expande a todos os quadrantes de seu território; a cor vermelha é o símbolo da dedicação, amor-pátrio, audácia, intrepidez, coragem, valentia. Os quartéis verdes, assim constituídos, representam as propriedades rurais existentes no território do Município; a cor verde é símbolo da honra, civilidade, cortesia, alegria, abundância; é a cor simbólica da esperança e a esperança é verde porque lembra os campos verdejantes, fazendo esperar copiosas colheitas.


 

Brasão

O Brasão de Armas de Itaqui conserva os elementos essenciais do Brasão instituído pela Lei Municipal n.º 324, de 25 de novembro de 1958.

O Brasão Municipal é assim descrito: “Escudo Samnítico inclinado pela coroa mural de seis torres, de argenta, e iluminada de goles. Em campo de sínopla posta em abismo, à cruz da Lorena episcopal de jalde, ladeada por espadas de argenta, postas em aspas. Ao termo, aguado de argenta e ondado de sínopla, tendo brocante uma âncora de golpes, cordoada de sable. Como apoios do escudo, à destra e sinistra, hastes de feijão-soja e arroz ao natural, entrecruzadas em ponta, sobrepostas de um listel de goles, contendo em letras argentinas o topônimo – ITAQUI -, ladeado pelos símbolos – 1837 e 1858. pendentes da ponta do escudo, uma buzina de caça, estilo boiadeiro, de jalde”


Logomarca Itaqui Minha Paixão


A lei Municipal de número 2.335/97 cria a Logo Marca Oficial do Município segundo dos artigos:
Art. 1º. Fica criada a logomarca oficial do município de Itaqui.
Parágrafo único. A logomarca é o nome do município, ITAQUI, escrito com o desenho de um “Coração”, no lugar da letra “Q”.
Art. 2º. Revogam-se as disposições em contrário.
Art. 3º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Hino Municipal de Itaqui

Ouvir Letra

Itaquiense

Ouvir - Letra

A lei Municipal de número 3.133-2006 instituí a música “Itaquiense” de autoria de Délvio Oviedo / Júlio Fontella dos Santos, como um dos símbolos oficiais do Município