15/09/2011 - 11h05min

Abertura dos Festejos Farroupilhas e acendimento do candeeiro na Praça Marechal Deodoro aconteceu no dia 14 de setembro

Evento emociona todos os participantes

Por Ascom-CVI

Na Fazenda Santa Jalva, há aproximadamente 86 km da cidade de Itaqui, teve início a condução da Chama, feita por aproximadamente 200 cavalarianos, que saíram da fazenda hospedeira no dia 11 de setembro, fazendo um percurso inicial de 13 km até a Cabanha Arvoredo (Marcelo Costa).

Na segunda-feira, dia 12, foi realizado o segundo percurso, de 13 km, até o Sindicato Rural de Maçambará e na terça-feira, 13 de setembro, novo percurso, de 26 km,  até a Escola Luiz Sanchotene em Tuparay, último pouso antes de ser levada até candeeiro na Praça Marechal Deodoro.

Ao adentrarem na cidade, pela Curva do Curtume, foi visível a emoção dos tradicionalistas que conduziam a Chama, pois a partir daquele local, um imenso cordão humano de milhares de pessoas postava-se ao longo do percurso até a Praça Marechal Deodoro.

Logo após ao acendimento do candeeiro, realizado pelo hospedeiro da Chama, Sr. José Ilson de Vargas Carpes, a locução de abertura, hasteamento dos pavilhões e entoação do Hino Riograndense, foi distribuída uma centelha da chama para cada entidade presente.

O Vereador Márcio Palma, Presidente em exercício da Câmara de Vereadores, esteve presente na praça central para recepcionar os cavalarianos em nome do Legislativo Itaquiense manifestou-se dizendo: “Nós gaúchos, somos um povo diferenciado dentro do País. Uma Nação que tem um sentimento único pela paixão aos nossos costumes, hábitos, linguajar e consciência; e os tradicionalistas Itaquienses são exemplo do que estou falando”.