15/09/2011 - 11h05min

Abertura dos Festejos Farroupilhas e acendimento do candeeiro na Praça Marechal Deodoro aconteceu no dia 14 de setembro

Evento emociona todos os participantes

Na Fazenda Santa Jalva, há aproximadamente 86 km da cidade de Itaqui, teve início a condução da Chama, feita por aproximadamente 200 cavalarianos, que saíram da fazenda hospedeira no dia 11 de setembro, fazendo um percurso inicial de 13 km até a Cabanha Arvoredo (Marcelo Costa).

Na segunda-feira, dia 12, foi realizado o segundo percurso, de 13 km, até o Sindicato Rural de Maçambará e na terça-feira, 13 de setembro, novo percurso, de 26 km,  até a Escola Luiz Sanchotene em Tuparay, último pouso antes de ser levada até candeeiro na Praça Marechal Deodoro.

Ao adentrarem na cidade, pela Curva do Curtume, foi visível a emoção dos tradicionalistas que conduziam a Chama, pois a partir daquele local, um imenso cordão humano de milhares de pessoas postava-se ao longo do percurso até a Praça Marechal Deodoro.

Logo após ao acendimento do candeeiro, realizado pelo hospedeiro da Chama, Sr. José Ilson de Vargas Carpes, a locução de abertura, hasteamento dos pavilhões e entoação do Hino Riograndense, foi distribuída uma centelha da chama para cada entidade presente.

O Vereador Márcio Palma, Presidente em exercício da Câmara de Vereadores, esteve presente na praça central para recepcionar os cavalarianos em nome do Legislativo Itaquiense manifestou-se dizendo: “Nós gaúchos, somos um povo diferenciado dentro do País. Uma Nação que tem um sentimento único pela paixão aos nossos costumes, hábitos, linguajar e consciência; e os tradicionalistas Itaquienses são exemplo do que estou falando”.