21/07/2011 - 14h30min

Vereador Éber sugere ao Executivo a implantação de sistema de avaliação de ensino

Sistema tem como objetivo diagnosticar problemas e fazer avançar o ensino Municipal

Por Gab. Ver. Éber Escobar de Almeida

Ver. Éber Escobar de Almeida

Na Sessão Ordinária do dia 19 de julho foi apresentada ao Executivo Municipal indicação  de autoria do Vereador Éber Escobar que sugeriu a implantação de sistema de avaliação de ensino nas escolas municipais.

O sistema tem como objetivo verificar o desempenho dos alunos, utilizando os dados para diagnosticar problemas e fazer avançar o ensino municipal.

Segundo o vereador, várias prefeituras do Estado estão logrando êxito com a implantação deste sistema, que funciona da seguinte forma: pesquisadores preparam as provas de avaliação de matemática e língua portuguesa e aplicam-nas sem aviso prévio, três vezes ao ano. A correção aponta as falhas e dificuldades dos alunos, permitindo que sejam adotadas medidas de correção, como o uso de força tarefa para ministrar aulas de reforço no turno inverso da escola e a qualificação dos professores, através de cursos e mestrados pagos pelo município, além de premiar aqueles que apresentarem o melhor desempenho nas provas.