21/07/2011 - 14h30min

Vereador Éber sugere ao Executivo a implantação de sistema de avaliação de ensino

Sistema tem como objetivo diagnosticar problemas e fazer avançar o ensino Municipal

Ver. Éber Escobar de Almeida

Na Sessão Ordinária do dia 19 de julho foi apresentada ao Executivo Municipal indicação  de autoria do Vereador Éber Escobar que sugeriu a implantação de sistema de avaliação de ensino nas escolas municipais.

O sistema tem como objetivo verificar o desempenho dos alunos, utilizando os dados para diagnosticar problemas e fazer avançar o ensino municipal.

Segundo o vereador, várias prefeituras do Estado estão logrando êxito com a implantação deste sistema, que funciona da seguinte forma: pesquisadores preparam as provas de avaliação de matemática e língua portuguesa e aplicam-nas sem aviso prévio, três vezes ao ano. A correção aponta as falhas e dificuldades dos alunos, permitindo que sejam adotadas medidas de correção, como o uso de força tarefa para ministrar aulas de reforço no turno inverso da escola e a qualificação dos professores, através de cursos e mestrados pagos pelo município, além de premiar aqueles que apresentarem o melhor desempenho nas provas.