Webmail

Webmail

Notícias

29/11/2019 - 09h31min

Sessão Descentralizada é realizada no Itaó.

Comunidade levou diversas demandas aos Vereadores, muitas repetidas desde o primeiro evento no local em 2017.

Por Ascom - Câmara de Vereadores.

Público presente foi pequeno.

Na noite de ontem (28) a Câmara de Vereadores de Itaqui realizou mais uma edição da "Sessão Descentralizada", pela segunda vez na comunidade do Itaó, Curuçu e Passo da Cachoeira com a presença da mesa diretora composta pelo Presidente Vereador Clóvis Correa (MDB), Vereadora Queli Ferreira (PP), Vice-Presidente o Secretário Vereador Leonardo Betin (PDT) mais os Vereadores César Klein (PP), Cleir Fagundes (MDB) e Ivete Píffero (PSB).
O público presente foi pequeno, estavam a Direção da Escola Osório Braga, alguns professores e poucos moradores da região que trouxeram diversas demandas ao Vereadores, algumas bastante conhecidas como a manutenção das estradas e a necessidade de uma patrulha local para conter os índices de abigeato.

O Diretor da Escola Osório Braga, Professor Luis Afonso Lopes fez uso da palavra e agradeceu a disponibilidade dos Vereadores em retornar na comunidade com uma sessão descentralizada entretanto afirmou que desde a última edição em 2017 até agora, muito pouca coisa aconteceu e eles se sentem abandonados no interior, tudo é mais difícil para chegar até eles, reforçou o pedido dos moradores em relação ao patrolamento das estradas e também apresentou uma relação de demandas da sua escola, como transporte para seus alunos, manutenção na rede elétrica que já esta colocando em risco a vida das pessoas que lá frequentam, manutenção no pátio como corte de grandes árvores e também contratação de pessoal, a escola hoje precisa de 06 professores nas áreas 1 e 2 além de supervisor e orientador.
O Professor disse que em relação as demandas antigas, apenas a merenda foi solucionada e eles hoje recebem com pontualidade.

Logo após foi a vez dos Vereadores se manifestarem começando pela Vereadora Ivete que foi a proponente da sessão descentralizada onde ela disse como Professora que é e funcionária pública sabe muito bem das necessidades da escola entretanto afirmou que infelizmente os pedidos são os mesmos das escolas da cidade, a crise é geral, disse a Vereadora.
O Vereador Leonardo Betin justifica que algumas coisas estão relacionadas a gestão, que não precisa de muito dinheiro para realizar e sim vontade, esclareceu aos presentes que os Vereadores fazem os pedidos de indicação e muitas vezes apelam para o ministério público na solução dos mesmos e também precisam do apoio da comunidade na realização de algumas demandas, trabalho em conjunto como foi no caso da balsa Capitão Lomba onde se criou uma comissão de vereadores e moradores para resolver o problema, mesmo que ainda não tenho sido finalizado judicialmente.
A Vereadora Queli Ferreira disse se sentir envergonhada pois também faz todos os pedidos de indicação que chegam ao seu gabinete e as vezes coisas simples não são resolvidas e o que é pior, são mal interpretados pelo Executivo no seu papel de fiscalizadores como aconteceu recentemente no caso do lixão em volta do cemitério, afirmou a Vereadora.
Já a Vereadora Cleir Fagundes tomou nota de todas as demandas por eles solicitadas e vai seguir pedindo atenção ao povo do interior, entretanto assim como os demais colegas Vereadores ela afirmou a todos que lá no interior eles tem problemas com as estradas e na cidade pedimos reparos nos buracos das vias, a luta é a mesma. Cleir disse também que se sente um pouco frustrada, pois como nova vereadora, eles entram achando que vão conseguir fazer muitas coisas mas com o passar do tempo percebeu que as demandas para serem concluídas não dependem só deles.
O vereador César Klein agradeceu a oportunidade de estar ali e disse aos presentes que diferente do que as pessoas pensam, o difícil não é ir até lá, a distância e sim ouvir as solicitações e muitas vezes não ter a solução e o que lhe deixa entristecido como legislador é que um vereador não pode criar leis que tragam despesas para o prefeito.
César disse que existem emendas impositivas com a finalidade de investimentos em áreas destinadas por eles vereadores mas nunca viu se realizar de fato, os projetos não saem do papel por falta de recursos do Executivo e que vivemos momentos emblemáticos no Brasil, como a reforma da previdência que trará muitas mudanças a todos os trabalhadores.
Por fim foi a vez do Presidente Clóvis Correa se manifestar e como prerrogativas do seu cargo ele tem poder para ajudar, disse ser parceiro do Executivo no que se refere a devolução de valores aos cofres públicos, do Legislativo para o Executivo e indicar a sua finalidade como geralmente fazem os Presidentes da Câmara para ajudar nas finanças da Prefeitura e pedirá uma atenção especial aos moradores das localidades do Itaó, Passo da Cachoeira e Curuçu.
O Presidente Clóvis afirmou também que farão uma maior fiscalização na prestação de serviços realizados no local, como os atendimentos médicos e patrolamento nas estradas a pedido do Diretor Luis Afonso.

A sessão descentralizada foi encerrada por volta das 22 horas e os Vereadores agora farão suas indicações ao Executivo com as demandas solicitadas pelos moradores.
Os demais Vereadores que não se fizeram presentes estavam com compromissos pré-agendados na cidade e não puderam participar da descentralizada.

Saiba mais

Imagens relacionadas

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

<<     de     >>