29/11/2019 - 09h31min

Sessão Descentralizada é realizada no Itaó.

Comunidade levou diversas demandas aos Vereadores, muitas repetidas desde o primeiro evento no local em 2017.

Público presente foi pequeno.

Na noite de ontem (28) a Câmara de Vereadores de Itaqui realizou mais uma edição da "Sessão Descentralizada", pela segunda vez na comunidade do Itaó, Curuçu e Passo da Cachoeira com a presença da mesa diretora composta pelo Presidente Vereador Clóvis Correa (MDB), Vereadora Queli Ferreira (PP), Vice-Presidente o Secretário Vereador Leonardo Betin (PDT) mais os Vereadores César Klein (PP), Cleir Fagundes (MDB) e Ivete Píffero (PSB).
O público presente foi pequeno, estavam a Direção da Escola Osório Braga, alguns professores e poucos moradores da região que trouxeram diversas demandas ao Vereadores, algumas bastante conhecidas como a manutenção das estradas e a necessidade de uma patrulha local para conter os índices de abigeato.

O Diretor da Escola Osório Braga, Professor Luis Afonso Lopes fez uso da palavra e agradeceu a disponibilidade dos Vereadores em retornar na comunidade com uma sessão descentralizada entretanto afirmou que desde a última edição em 2017 até agora, muito pouca coisa aconteceu e eles se sentem abandonados no interior, tudo é mais difícil para chegar até eles, reforçou o pedido dos moradores em relação ao patrolamento das estradas e também apresentou uma relação de demandas da sua escola, como transporte para seus alunos, manutenção na rede elétrica que já esta colocando em risco a vida das pessoas que lá frequentam, manutenção no pátio como corte de grandes árvores e também contratação de pessoal, a escola hoje precisa de 06 professores nas áreas 1 e 2 além de supervisor e orientador.
O Professor disse que em relação as demandas antigas, apenas a merenda foi solucionada e eles hoje recebem com pontualidade.

Logo após foi a vez dos Vereadores se manifestarem começando pela Vereadora Ivete que foi a proponente da sessão descentralizada onde ela disse como Professora que é e funcionária pública sabe muito bem das necessidades da escola entretanto afirmou que infelizmente os pedidos são os mesmos das escolas da cidade, a crise é geral, disse a Vereadora.
O Vereador Leonardo Betin justifica que algumas coisas estão relacionadas a gestão, que não precisa de muito dinheiro para realizar e sim vontade, esclareceu aos presentes que os Vereadores fazem os pedidos de indicação e muitas vezes apelam para o ministério público na solução dos mesmos e também precisam do apoio da comunidade na realização de algumas demandas, trabalho em conjunto como foi no caso da balsa Capitão Lomba onde se criou uma comissão de vereadores e moradores para resolver o problema, mesmo que ainda não tenho sido finalizado judicialmente.
A Vereadora Queli Ferreira disse se sentir envergonhada pois também faz todos os pedidos de indicação que chegam ao seu gabinete e as vezes coisas simples não são resolvidas e o que é pior, são mal interpretados pelo Executivo no seu papel de fiscalizadores como aconteceu recentemente no caso do lixão em volta do cemitério, afirmou a Vereadora.
Já a Vereadora Cleir Fagundes tomou nota de todas as demandas por eles solicitadas e vai seguir pedindo atenção ao povo do interior, entretanto assim como os demais colegas Vereadores ela afirmou a todos que lá no interior eles tem problemas com as estradas e na cidade pedimos reparos nos buracos das vias, a luta é a mesma. Cleir disse também que se sente um pouco frustrada, pois como nova vereadora, eles entram achando que vão conseguir fazer muitas coisas mas com o passar do tempo percebeu que as demandas para serem concluídas não dependem só deles.
O vereador César Klein agradeceu a oportunidade de estar ali e disse aos presentes que diferente do que as pessoas pensam, o difícil não é ir até lá, a distância e sim ouvir as solicitações e muitas vezes não ter a solução e o que lhe deixa entristecido como legislador é que um vereador não pode criar leis que tragam despesas para o prefeito.
César disse que existem emendas impositivas com a finalidade de investimentos em áreas destinadas por eles vereadores mas nunca viu se realizar de fato, os projetos não saem do papel por falta de recursos do Executivo e que vivemos momentos emblemáticos no Brasil, como a reforma da previdência que trará muitas mudanças a todos os trabalhadores.
Por fim foi a vez do Presidente Clóvis Correa se manifestar e como prerrogativas do seu cargo ele tem poder para ajudar, disse ser parceiro do Executivo no que se refere a devolução de valores aos cofres públicos, do Legislativo para o Executivo e indicar a sua finalidade como geralmente fazem os Presidentes da Câmara para ajudar nas finanças da Prefeitura e pedirá uma atenção especial aos moradores das localidades do Itaó, Passo da Cachoeira e Curuçu.
O Presidente Clóvis afirmou também que farão uma maior fiscalização na prestação de serviços realizados no local, como os atendimentos médicos e patrolamento nas estradas a pedido do Diretor Luis Afonso.

A sessão descentralizada foi encerrada por volta das 22 horas e os Vereadores agora farão suas indicações ao Executivo com as demandas solicitadas pelos moradores.
Os demais Vereadores que não se fizeram presentes estavam com compromissos pré-agendados na cidade e não puderam participar da descentralizada.