26/09/2017 - 10h50min

Vereadores participam do mutirão de regularização das casas da Extinta Cohab.

Evento organizado pela Prefeitura Municipal teve a presença do Secretario de Habitação e Saneamento do Rio Grande do Sul, Sr. Fabiano Pereira e sua força-tarefa.

Por Ascom-Câmara de Vereadores

Moradores dos quatro núcleos habitacionais da extinta Companhia de Habitação do Estado do Rio Grande do Sul (Cohab) em Itaqui puderam encaminhar as escrituras definitivas de suas moradias, nesta quinta-feira (14), durante mutirão realizado pela Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação (SOP). Em parceria com a prefeitura de Itaqui, Defensoria Pública e o cartório local, o evento ocorreu no Ginásio de Esportes do 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado, no bairro Pró-Morar, um dos núcleos na extinta Cohab.
Se fizeram presentes os Vereadores César Klein (PP), Cleir Fagundes (PMDB), Clóvis Correa(PMDB), Ivete Piffero(PSB), Leonardo Betin(PDT), Rafael Veiga (PSB) e Queli Ferreira (PP) mais o Prefeito Municipal Jarbas Martini e parte de sua equipe que foram apoiar o Secretário de Habitação do RS Fabiano e o pessoal do cartório de Itaqui juntamente com a defensora pública Dr. Patrícia Conde Busatto.
"Itaqui tem 1.299 moradias da Cohab, sendo que 815 ainda precisam ser regularizadas. Estamos fazendo aqui uma grande parceria para garantir a escritura definitiva a estas famílias. A prefeitura e a Câmara isentaram o ITBI, o cartório reduziu as taxas e o Estado está desburocratizando o processo, além de trazer a equipe da SOP até o município", afirmou o secretário da SOP, Fabiano Pereira, na abertura do mutirão.
"Desde 1983 eu tento regularizar, mas nunca consigo devido à burocracia. É uma ótima iniciativa o mutirão. A casa própria e de papel passado é o maior bem que posso oferecer para a minha família", disse o aposentado Gentil Ant Vargas, de 62 anos, que foi ao evento encaminhar sua escritura. O caminhoneiro Thiago Gomes Ferreira , 27 anos, recebeu do secretário Fabiano Pereira a escritura de sua moradia. "É uma conquista histórica. Agora podemos dizer que temos casa própria", afirmou.
O atendimento à população foi realizado por técnicos da SOP, que atuam na força-tarefa da extinta Cohab, Amílcar Simas Iamas, Fábio Baes, Ivan Tadeu Aragonez, José Álvaro Guterres e Paulo Roberto Barrionuevo.
Fotos: Chico Coffi - Ascom CV.

• Não há vereadores relacionados a esta notícia