26/09/2017 - 10h50min

Vereadores participam do mutirão de regularização das casas da Extinta Cohab.

Evento organizado pela Prefeitura Municipal teve a presença do Secretario de Habitação e Saneamento do Rio Grande do Sul, Sr. Fabiano Pereira e sua força-tarefa.

Moradores dos quatro núcleos habitacionais da extinta Companhia de Habitação do Estado do Rio Grande do Sul (Cohab) em Itaqui puderam encaminhar as escrituras definitivas de suas moradias, nesta quinta-feira (14), durante mutirão realizado pela Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação (SOP). Em parceria com a prefeitura de Itaqui, Defensoria Pública e o cartório local, o evento ocorreu no Ginásio de Esportes do 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado, no bairro Pró-Morar, um dos núcleos na extinta Cohab.
Se fizeram presentes os Vereadores César Klein (PP), Cleir Fagundes (PMDB), Clóvis Correa(PMDB), Ivete Piffero(PSB), Leonardo Betin(PDT), Rafael Veiga (PSB) e Queli Ferreira (PP) mais o Prefeito Municipal Jarbas Martini e parte de sua equipe que foram apoiar o Secretário de Habitação do RS Fabiano e o pessoal do cartório de Itaqui juntamente com a defensora pública Dr. Patrícia Conde Busatto.
"Itaqui tem 1.299 moradias da Cohab, sendo que 815 ainda precisam ser regularizadas. Estamos fazendo aqui uma grande parceria para garantir a escritura definitiva a estas famílias. A prefeitura e a Câmara isentaram o ITBI, o cartório reduziu as taxas e o Estado está desburocratizando o processo, além de trazer a equipe da SOP até o município", afirmou o secretário da SOP, Fabiano Pereira, na abertura do mutirão.
"Desde 1983 eu tento regularizar, mas nunca consigo devido à burocracia. É uma ótima iniciativa o mutirão. A casa própria e de papel passado é o maior bem que posso oferecer para a minha família", disse o aposentado Gentil Ant Vargas, de 62 anos, que foi ao evento encaminhar sua escritura. O caminhoneiro Thiago Gomes Ferreira , 27 anos, recebeu do secretário Fabiano Pereira a escritura de sua moradia. "É uma conquista histórica. Agora podemos dizer que temos casa própria", afirmou.
O atendimento à população foi realizado por técnicos da SOP, que atuam na força-tarefa da extinta Cohab, Amílcar Simas Iamas, Fábio Baes, Ivan Tadeu Aragonez, José Álvaro Guterres e Paulo Roberto Barrionuevo.
Fotos: Chico Coffi - Ascom CV.