19/04/2013 - 12h01min

Câmara homenageia os 50 Anos da CAMIL

Homenagem foi realizada na última terça-feira

Por Ascom-CVI

Sr. Carlos Scariot e Ver. Marcelo Petrini

Com a presença de todos os Vereadores componentes do Poder Legislativo Itaquiense, na Sessão Ordinária da última terça-feira, 16/04/2013, por iniciativa do Vereador Marcelo Guimarães Petrini, a Câmara realizou  homenagem a Camil Alimentos pelos seus 50 anos de fundação. Em nome do Poder Legislativo, o Vereador Marcelo manifestou-se dizendo que a Camil iniciou suas operações no ano de 1963, quando 69 produtores rurais criaram a Cooperativa Mista Itaquiense Ltda., que é atualmente  a empresa CAMIL Alimentos S.A., possuidora de unidades industriais no Brasil,  Peru, Chile e Uruguai.

Destacou, dentre os sócios da antiga Cooperativa, os nomes dos Senhores Alceu Cunegatto Marques, Gil Cunegatto Marques e Moodi Cunegatto Marques.

Dando prosseguimento à homenagem, o Presidente da Câmara convidou o Vereador Marcelo para fazer a entrega de uma placa em homenagem aos Cinquenta Anos de Fundação ao Diretor da CAMIL Alimentos S.A., Sr. Carlos Scariot.

Agradecendo a homenagem, o Senhor Carlos Scariot destacou que a CAMIL possui mais de cinco mil funcionários, que trabalham em diversas áreas alimentícias, tais como: arroz, feijão, peixes, açúcar, entre outros produtos. Disse que a empresa é líder na industrialização de cereais na América Latina e destacou o trabalho do ex-presidente da empresa, Senhor Alceu Cunegatto Marques. Disse ainda que a CAMIL é uma das empresas pioneiras na adoção do controle de qualidade total, sendo uma das 10 primeiras empresas que utilizam esta ferramenta de gestão e produção industrial .

O Vereador Éber, Presidente da Câmara, manifestou-se a seguir,  citando o labor de alguns dos primeiros cooperados, os idealizadores da então Cooperativa de produtores, Senhores Perci Penalvo, Walmor Rossi, Ramão Lopes, Francisco Sanchotene, Alceu Cunegatto Marques, Gil Cunegatto Marques, Otoni Piffero Monteiro e João Foletto. Disse que Itaqui é o  maior produtor de arroz irrigado do Brasil, tendo cultivado oitenta e dois mil hectares na safra 2012/2013 e que na estrutura da CAMIL figuram doze unidades de beneficiamento, localizadas no Brasil, Peru, Chile e Uruguai, sendo, por isso, a maior beneficiadora de grãos da América Latina e uma das pioneiras no Brasil na geração de de energia elétrica a partir de biomassa.

Destacou também a atuação da empresa na área social, especialmente pela parceira realizada com o Poder Executivo na construção da Creche do Bairro 24 de Maio.