10/04/2013 - 13h32min

Homenagem aos 100 anos do Instituto Osvaldo Cruz

Uma escola que orgulha os Itaquienses

Por Ascom-CVI

Ver. Lauro Luiz Hendges (proponente da homenagem) e representantes do Instituto Osvaldo Cruz

Com a presença de Educadores da instituição, durante a Sessão Ordinária de ontem (09/04/2013), foi realizada uma homenagem aos 100 anos do Instituto Osvaldo Cruz.

Representando a Instituição, compareceram a Diretora Edriane Dalcin, os Professores Adão Mezzete, Cátia Dallenogari e Lucia Rodrigues e o funcionário mais antigo da Escola, Ênio Athaide.

O Ver. Lauro Hendges, autor da proposição de homenagem, presidiu a cerimônia, prestigiada por todos os Vereadores componentes de nosso Poder Legislativo Municipal.

Durante a solenidade, os Vereadores Líderes de Bancada parabenizaram e exaltaram em seus pronunciamentos o comprometimento e o reconhecimento à escola, ressaltando a importância do amor e da dedicação dos profissionais que constituem a comunidade escolar do Instituto Osvaldo Cruz, que colaboraram com a prosperidade da instituição.

O Instituto Osvaldo Cruz, com sede à rua Bento Gonçalves 799, foi criado através do Decreto nº 1935, em 15 de fevereiro de 1913, quando o governo do Estado instituiu os Colégios Elementares em diversos municípios. Em 1º de junho de 1913 iniciou seu funcionamento com a presença do Presidente do Conselho Escolar Dr. Otávio D'Avila, do Dr. Bernardo Piffero e Cel. Euclydes Egydio de Souza Aranha. O primeiro Diretor do Instituto foi Adelino Pereira de Souza.

Em 21 de novembro de 1938, passou Colégio Elementar de Itaqui a ser denominado Osvaldo Cruz, funcionando no atual prédio com 12 salas de aula. Até 1973 a Escola funcionou com turmas de 1ª à 5ª séries, denominada Escola Primária. Em 1974 o Conselho Estadual de Educação autorizou o funcionamento de 6ª série no então Grupo Escolar Osvaldo Cruz.

A primeira turma de concluintes do Ensino de 1º Grau nesta Escola ocorreu em 21/12/76, quando 45 alunos receberam certificado de conclusão. Adaptações e mudanças foram feitas para dar atendimento às exigências legais, ao próprio crescimento da Escola com sua reestruturação técnico-administrativo- pedagógico para proporcionar o bom desempenho de seus professores.

Em 1978 foi autorizado o funcionamento do Ensino Supletivo de Educação Geral - 1º Grau eno ano de 1987, com o início do curso de 2º Grau, passou a ser denominado Escola Estadual de 1º e 2º Graus Osvaldo Cruz.

Com o objetivo de oferecer profissionalização a toda a comunidade escolar, foi criado o curso de habilitação do magistério (hoje Curso Normal), dando aos nossos educandos a oportunidade de formação pedagógica que chegue ao cotidiano da sala de aula.

Hoje, o Instituto Educacional Osvaldo Cruz, sob a Direção da Professora Edriane Dalcin, tem em seu quadro funcional 61 professores, 14 funcionários e aproximadamente 1.100 alunos, sendo uma das maiores e mais antigas escolas do nosso município.

Mais fotos no Álbum de Imagens: http://www.camaraitaqui.rs.gov.br/?action=imprensa_albuns