06/10/2011 - 12h32min

15º entre 315 Câmaras de Vereadores avaliadas

Por Ascom-CVI

Página Inicial do Site da Câmara de Vereadores de Itaqui

Na divulgação realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), no dia 04 de outubro, do estudo de avaliação dos Portais das Prefeituras e Câmaras de Vereadores do Rio Grande do Sul, a Câmara de Vereadores de Itaqui foi apontada pelo TCE como a 15ª Melhor colocada no ranking das Câmaras mais transparentes do Estado.

O levantamento, feito pelo TCE em todos os Poderes Executivos e Legislativos municipais, teve o objetivo de “verificar as informações disponíveis nos respectivos Portais, acerca de quadro de pessoal, concursos públicos, licitações, obras, execução orçamentária e financeira, estatísticas sobre gastos com educação, saúde, legislação, estrutura organizacional e notícias veiculadas”.

O site da Câmara de Vereadores de Itaqui (www.camaraitaqui.rs.gov.br), foi criado no ano de 2008 na Gestão do Presidente Hildebrando dos Santos, no ano seguinte (2009) manteve-se desativado, sendo reativado e reformulado no ano de 2010 na Gestão do então Presidente Éber Escobar de Almeida e atualmente o Presidente Lauro Luiz Hendges dá seguimento ao trabalho com responsabilidade e compromisso à comunidade itaquiense.

Para um melhor acesso e entendimento, as diárias, postadas mensalmente, são individualizadas, informando, qual Vereador viajou; o número de diárias utilizadas; seu destino; a justificativa para a viagem e a data de saída e retorno de cada Vereador. Assim, quem tiver interesse em verificar os valores de cada viagem, basta realizar o cálculo a partir das informações e valores encontrados no site, especificados de acordo com a legislação referente às diárias (Resolução nº 169/08), verificando os valores nos Cargos e Remunerações respectivas.

Segundo o Presidente Lauro, um dos princípios fundamentais da Administração Pública é a transparência dos atos por ela realizados, o que é feito através da ampla divulgação destes, sejam eles do Poder Executivo, Legislativo ou Judiciário. Disse ainda que: "na atual situação em que se encontra o País, onde o povo clama por justiça social e ética, a Câmara de Vereadores de Itaqui, dá um importante exemplo para que a população tenha acesso a todas as ações que os vereadores realizam em prol da comunidade".

Foram avaliados 752 órgãos, entre estes 315 Câmaras de Vereadores, sendo que a de nosso município ficou em 15º lugar juntamente com a C.M. de Bozano, C.M. de Brochier, C.M. de Camaquã, C.M. de Pelotas, C.M. de Salvador do Sul, C.M. de Vacaria e C.M. de Victor Graeff.