17/08/2011 - 14h22min

Comcari presta conta dos gastos do Carnaval 2011

O Plenário contou com a presença de alunos da Escola Estadual Prof.ª Odila Villordo de Moraes

Por Ascom-CVI

Público Presente

Quem esteve na Sessão da Câmara dos Vereadores nesta terça-feira (16 de Agosto), conseguiu acompanhar ao vivo a prestação de contas do carnaval 2011, que foi solicitada pelo Vereador Éber Escobar de Almeida. Após a abertura da Sessão Ordinária como de costume, o Vereador Lauro Luiz Hendges, Presidente da Casa, chamou para fazerem parte da Mesa, o Presidente da Comcari (carnaval 2011) Jorge Humberto de Oliveira Lauter e o Secretário do Esporte Cultura e Lazer Marcos Santos dos Santos.

Na oportunidade, o Presidente da Casa colocou a palavra à disposição dos senhores Vereadores para eventuais questionamentos, dando início aos debates, que se estenderam por aproximadamente uma hora e meia.

O Presidente da Casa Lauro Luiz Hendges disse que a investigação é sempre positiva e que não há motivo para ser contra, pois é da natureza do Legislativo. As investigações são feitas para isso: elas têm o poder de dissipar dúvidas, inocentando ou culpabilizando os investigados. Se não há investigação sobre assuntos que em dúvida para a comunidade, perde a população, perde a democracia.

Outro fato importante da Sessão foi a presença, no Plenário, de 28 alunos da Escola Prof.ª Odila Villordo de Morais, que estavam realizando um trabalho sobre “Cidadania” que é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive, assim, pretendendo verificar na prática a aplicação dos princípios estabelecidos pela Constituição Federal, Declaração Universal de Direitos Humanos e por outros documentos internacionais, a valorização da democracia e a participação popular.

Na oportunidade, o Ver. Lauro Luiz Hendges manifestou sua satisfação pela presença dos alunos, e ainda incentivou-os à participação política, iniciando com formação de grêmios estudantis, que é a fase inicial de uma mobilização de democracia, que serve para torná-los independentes, críticos e formadores de opiniões, e quem sabe, futuramente se caso seja do desejo, algum desses mesmos alunos podem-se encontrar nessa Casa Legislativa, com a função de vereador.

“Na busca de apoio e principalmente de subsídios para que possam fundamentar o trabalho na busca de dados que possa contribuir com o mesmo, e para que se faça direcionado ao local onde vivemos, primeiro, é importante esclarecer ainda mais o que é município. Em geral, usamos o termo como sinônimo de cidade, mas essa sinonímia não é precisa. O município compreende uma cidade, que é a sua sede, mas inclui também suas vizinhanças rurais. Pois bem, o município possui três poderes: o Executivo (prefeitura), Legislativo (Câmara de Vereadores) e o Judiciário (Fórum - pertencente ao Estado)”; disse o Presidente Lauro, após agradecer a presença dos alunos e parabenizar a iniciativa dos professores.