10/08/2011 - 15h29min

Bons exemplos de luta e dedicação valem a pena

Ver. Lauro falou em seu pronunciamento dos tempos difíceis de repressão

Por Gab. Ver. Lauro Luiz Hendges

Ver. Lauro Luiz Hendges

O discurso proferido pelo Presidente da Câmara de Vereadores, Lauro Lauro Hendges, no encerramento da solenidade do Mérito Escolar, realizada na última terça-feira, emocionou a todos os participantes.

Disse ele que o Mérito Escolar é sempre uma Sessão que transcende de muita importância e muito significado a todos nós, porque homenageia o conhecimento, a educação, aqueles que serão o futuro de nossa cidade, que são as crianças, os jovens adolescentes e os adultos que procuram recuperar o tempo perdido através da EJA.

Citando a China como exemplo, disse que todos os países que tiveram desenvolvimento alcançaram-no através da educação. Disse ainda o Vereador: "Um grande exemplo, é de que os jovens que um dia vierem a se casar, devem se dar conta de que os bens materiais são divididos entre eles, mas o conhecimento não".

Relembrando suas experiências pessoais, observou: "Eu lembro quando tinha nove anos de idade, explodiu o movimento da Legalidade e na Revolução de 64, eu tinha 12 anos. Pertenço, portanto, a uma geração "amordaçada", que não podia falar muito, tanto que, com 20 anos fui morar em Porto Alegre para cursar Medicina e a Casa do Estudante seguidamente era invadida pelo DOPS procurando algum "subversivo" e quem porventura estivesse no corredor apanhava de forma brutal, a chutes, bofetadas e tapas".

"Eu pertenço a uma geração que não teve a oportunidade que vocês estão tendo agora. Por isso eu peço aos professores, diretores e alunos que organizem os Grêmios estudantis em suas escolas, para fortalecer, organizar e dar oportunidade a esses jovens que serão os nossos novos líderes, novos políticos. E quando se fala em novo, porque não criar uma geração nova de políticos?"

Observou que os jovens que são hoje agraciados com o Mérito Escolar, são modelos para combater a marginalidade e a repressão com bons exemplos especialmente para seus colegas em sala de aula. Disse ainda que as crianças têm em casa seu primeiro exemplo, a família biológica que lhes dá a primeira educação, depois a Escola que é a segunda família e a terceira que é a "escola da vida" que nos ensina coisas boas e ruins.

Finalizando, desejou que todos os agraciados sigam sempre em busca de um ideal, que lutem por seus objetivos, seus sonhos, e prossigam com toda a força possível através do conhecimento.