03/08/2011 - 14h42min

Vereador Éber solicita implantação Escola Técnica Federal em Itaqui

Documento foi encaminhado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC)

Por Gab. Ver. Éber Escobar de Almeida

Ver. Éber Escobar de Almeida

Através de moção de autoria do vereador Éber Escobar de Almeida, a Câmara encaminhou solicitação ao Secretário de Educação Profissional do SETEC-MEC – Ministério da Educação, Sr. Eliezer Pacheco, a implantação de uma Escola Técnica Federal em nosso município.

No documento, o Vereador expõe que o Município de Itaqui apresenta elevado número de estudantes de nível médio e grande demanda de técnicos, para atender aos pedidos do mercado por mão de obra qualificada, salientando que, uma grande parte destes jovens vive sob risco social e a sua qualificação permitirá não só acessibilidade ao mercado de trabalho como lhes dará uma nova perspectiva de vida.

Segundo Éber, a instalação de uma Escola Técnica em Itaqui, além de agregar valor nos aspectos que tangenciam o desenvolvimento econômico e social de nossa comunidade, irá complementar as atividades e os profissionais que são formados no Pólo Universitário já existente em nossa cidade (UNIPAMPA).

Como parte de justificativa para a instalação da Escola Técnica em Itaqui, o Vereador incluiu a existência das instalações do campus local da UNIPAMPA - atualmente em fase de expansão, o que permitiria, de certa forma, que a implantação da Escola Técnica pudesse ser feita com menores investimentos, eis que a infraestrutura já existente poderá ser utilizada, também, para esta finalidade.