25/07/2011 - 13h10min

Os Piquetes deverão se organizar em Associação para 2012

Por Ascom-CVI

Ver. Igor Ardais, Pres. da Câmara Lauro Luiz Hendges e Sr. Marcos Santos

A Associação de Piquetes foi um dos assuntos discutidos em Audiência Pública realizada na última sexta-feira (22 de Julho) na Câmara de Vereadores de Itaqui. Embora o número de piquetes participantes na reunião tenha sido pequeno, pois apenas se fizeram presentes 9 dos 27 piquetes existentes em nossa cidade, o encontro teve grande proveito, face aos inumerosos assuntos discutidos e propostas apresentadas pelos participantes.

O proponente da Audiência, Vereador Igor Ardais da Bancada do (PP), encaminhou a reunião dando oportunidade a todos os presentes para fazerem uso da palavra e expressar o sentimento com relação à forma que está se fazendo tradicionalismo em Itaqui. Tradicionalismo significa manter os costumes dos antepassados. Cultura também é relacionada ao aprendizado incorporado através dos tempos por um povo. As culturas demoram décadas, séculos para se legitimarem, pois são obras humanas muito difíceis de serem construídas.

O gaúcho é conhecido por manter viva suas tradições, que são cultuadas em todos os cantos do Rio Grande do Sul e em qualquer lugar do mundo onde se possa encontrar um grupo de gaúchos. Isso comprova que a tradição construída aqui no Estado é forte. O convívio nos CTGs e Piquetes é a marca registrada da verdadeira cultura dos pampas.

Estiveram presente na Audiência Pública o Vereador Lauro Luiz Hendges, Presidente do Legislativo, Marcos Santos, representando o Executivo Itaquiense, Vereador Igor Ardais, proponente da Audiência, Vereador Márcio Palma, Vereadora Aline Goulart Coffy, Márcio Bairros vice presidente da COSFA, Marcos Vomero, Patrão do CTG Rincão da Cruz, Norberto Belmonte patrão do CTG Cristóvão Pereira de Abreu, além de representantes de piquetes e público em geral.

Na oportunidade o Vereador Igor cobrou da Administração Municipal, a demora na formação da diretoria da COSFA, dizendo que isto causou muitos transtornos para a organização da Semana Farroupilha de Itaqui neste ano de 2011.

Já o Vereador Lauro Hendges, Presidente da Casa, salientou que é importante os piquetes e CTGs estarem organizados para 2012, logo após os desfiles farroupilhas deste ano.