21/06/2011 - 11h22min

Seminário sobre o carnaval obtém resposta positiva dos interessados em melhorar o carnaval

O Legislativo fez a sua parte dando o pontapé inicial

Por Ascom-CVI

Vice Prefeita Claudete Machado, Ver. Lauro Hendges, Sec. Esp. Cult e Lazer Marcos Santos

Realizou-se na última sexta-, (17 de junho), às 18h30 min., na Câmara de Vereadores de Itaqui, o “1º Seminário de Carnaval da Fronteira Oeste”. O evento proposto pelo Vereador Lauro Luiz Hendges, contou com a presença de vários carnavalescos pertencentes às Escolas de Samba, empresários locais, o Presidente da LIESI - Liga Independente das Escolas de Samba de Itaqui e convidados especiais. Entre as autoridades, esteve presente a Vice Prefeita Claudete Machado, o Secretário Marcos Santos e a Vereadora Aline Goulart Coffy. Foram palestrantes o sr. Nilton Gomes - Conselheiro da LIESU (Liga Independente das Escolas de Samba de Uruguaiana) e sr. Sandro Santos - Secretário da Cultura de Porto Alegre. Na oportunidade, foi dada a abertura da Semana da Cultura do Município.

Durante o Seminário, diversos assuntos foram tratados e apresentados pelos palestrantes, após, foram realizados debates com a participação do público presente.

A representante da Escola Águias do Samba Itaquiense explanou sua insatisfação com o atual comando da LIESI em relação à prestação de contas do carnaval de rua, que entende não tenham sido devidamente esclarecidas às Escolas que compõem a LIESI.

Em virtude disto, surgiu a ideia de ser realizada uma reunião conjunta entre os representantes do Executivo, Legislativo, Presidentes de Escolas de Samba e LIESI, para discutir a permanência ou não das quatro escolas de samba que confirmaram a ausência no Carnaval 2012 caso persista no comando o atual presidente da LIESI - Sr. Márcio Motta.

Pela exiguidade do tempo necessário para organizar suas entidades para o próximo carnaval, os carnavalescos esperam que esta reunião ocorra o mais breve possível.