08/06/2011 - 13h57min

Vereador Éber solicita Informatização na rede pública de saúde

Entre os benefícios estariam a economia e a agilidade no atendimento

Por Gab. Ver. Éber Escobar de Almeida

Ver. Éber Escobar de Almeida

No expediente da Câmara de Vereadores na última terça-feira (31/5), o vereador Éber Escobar de Almeida discorreu sobre a falta de informações dos pacientes que dão entrada nos Postos de Saúde municipais e Plantão do HSPI, sugerindo ao Executivo Municipal a informatização da rede pública de saúde.

A interligação entre os Postos de Saúde e o Hospital São Patrício, através da informatização, trará uma grande economia e mostrará agilidade no atendimento, beneficiando diretamente as pessoas que se utilizam da rede pública de saúde.

O quadro clínico do paciente estaria em rede, ou seja, todas as vezes que este tenha consultado um médico, teria seus dados inseridos na rede de informação e assim, todos os postos de saúde e os médicos teriam as informações da saúde do paciente, permitindo total comunicação e informação entre os profissionais que atuam nos Postos e Hospital.

O diagnóstico seria mais ágil a partir do momento que os profissionais de saúde tem todo o histórico do paciente, agilizando os atendimentos, e, pricipalmente, evitando conflitos de diagnóstico, tratamentos ou medicação.

Segundo o vereador Éber, a informatização seria especialmente benéfica aos usuários de medicamentos contínuos, pois, a ficha do paciente ficaria disponível a todos os centros de saúde, facilitando a disponibilização de medicação, impedindo a falta dela a esses usuários.