01/06/2011 - 14h25min

Vereador Éber preocupado com a pouca informação transmitida à população

O vereador pede maior divulgação dos benefícios do Programa Farmácia Popular

Por Gab. Ver. Éber Escobar de Almeida

Ver. Éber Escobar de Almeida

Ao fazer uso da tribuna da Câmara Municipal, durante a sessão desta terça-feira (31/05), o Vereador Éber requereu maior divulgação do Programa Farmácia Popular, onde fornece alguns remédios gratuitamente e vende outros com descontos de até 90%.

Disse ainda que é necessário que seja dada maior publicidade destes benefícios nos meios de comunicação e até mesmo da Prefeitura Municipal.
Segundo o Vereador, a Comunidade está desinformada deste beneficio, pois muitas pessoas ainda não sabem que as farmácias de nosso município possuem este serviço.

Salientou que qualquer pessoa pode comprar os medicamentos oferecidos pela Farmácia Popular, bastando para isso dirigir-se a qualquer estabelecimento participante do programa, munido de CPF e com a receita assinada pelo médico.

Se o medicamento da receita fizer parte da lista do governo, o desconto máximo poderá chegar aos 90% e, inclusive,como as farmácias populares possuem medicamentos gratuitos, muitas vezes não se faz necessário ir a um Posto de Saúde para obtê-los.

O Programa “Farmácia Popular” é desenvolvido pelo Governo Federal, em parceria com os Estados, Municípios e Entidades do setor privado, destacando-se pelo crescimento obtido desde a sua implantação e também pela quantidade de medicamentos que estão sendo oferecidos aos cidadãos.
De acordo com o site oficial do programa, atualmente as farmácias populares comercializam mais de 100 tipos de medicamentos das mais variadas classes terapêuticas, dentre eles os de uso contínuo, como para hipertensão e diabetes.

Como parte da campanha de Planejamento Familiar, do Ministério da Saúde, fazem parte da lista de medicamentos das farmácias populares, alguns anticoncepcionais. O fornecimento gratuito das chamadas “pílulas anticoncepcionais” que visa atender às mulheres de baixa renda, que por motivos óbvios, deixam de comprar os contraceptivos e acabam contribuindo para o descontrole da natalidade.