13/12/2021 - 08h25min

A Câmara de Vereadores realizou Sessão Solene comemorativa aos 163 anos de emancipação do Município de Itaqui.

Por ASCOM

Em uma cerimônia especial, a Câmara Municipal de Vereadores de Itaqui, realizou na noite de sexta-feira, 03 de dezembro, Sessão Solene alusiva ao aniversário de emancipação política do município de Itaqui, que no dia 06 (seis) de dezembro, completará 163 anos de história, para orgulho de todos nós Itaquienses.

Por se tratar de um momento tão nobre, a Câmara de Vereadores homenageou, cidadãs e cidadãos Itaquienses, os quais foram agraciados com as honrarias Medalha Cidade de Itaqui, Comenda Filho Ilustre de Itaqui e Título de Cidadão Itaquiense, em reconhecimento e gratidão por suas contribuições para o desenvolvimento do nosso município.

A Medalha Cidade de Itaqui , honraria máxima do município, por indicação do Poder Executivo, foi agraciada ao senhor Tenente-coronel César Augusto Cruz Schittlher que foi entregue pelo Prefeito Municipal Leonardo Betin.
Por indicação do Legislativo, o senhor Celso Paulino Rigo recebeu do presidente da Câmara, vereador Lauro Hendges a Medalha Cidade de Itaqui.

Logo após, os parlamentares realizaram a outorga da Comenda Filho Ilustre para os seguintes agraciados:
O Sr. Andrey Piegas Píffero ( Por indicação do MDB)
O Sr. Elvis Eduardo Cunha San Martin ( Por indicação do PSB)
O Sr. Júlio Gomes ( Bancada PL)
O Sr. Marcelo Flain Carpes ( Bancada PDT)
A Srª. Maria Eduarda Machado Stumpf ( Bancada PP)
O Sr. Roger Ernani Ribeiro Garcia ( Por indicação do PTB)

Posteriormente, os vereadores da Casa Legislativa, concederam o Título de Cidadão Itaquiense, honraria concedida a pessoas que não são naturais de nosso município, mas que aqui residem e que tenham se destacado na defesa dos interesses de Itaqui, confira os agraciados:

O Ten. Cel. César Augusto Cruz Schittler (Ver. Lauro Hendges)
O Sr. José Carlos Severo Côrrea (Ver. Elian Belous)
O Sr. José Wagner Dornelles Carpes (Verª. Mara Marques Ayub)
A Srª Marian Rose Guimarães de Fraga (Verª. Daniela Sanchotene)
A Srª. Mariledes de Miranda Gras (Verª. Solange Carniel)
O Sr. Mauro Élvio Tedesco (Ver. Jeocemar dos Santos)
O Sr. Paulo Cesar Limas (Verª. Queli Ferreira)
A Srª Priscila Kanheski Moreira (Ver. José Silveira)
O Sr. Sidnei Luis Bohn Gass (VerªSusana Diatel Almeida)
O Sr. Tales Martins dos Anjos (Ver. Sérgio Fontoura)
O Sr. José Airton Ribeiro Lima (Ver. Emerson Ramos)

Durante a solenidade, os parlamentares e as autoridades presentes prestaram homenagens aos agraciados que ao longo desses 163 anos colaboraram para que Itaqui alcançasse o progresso, e que atualmente participam efetivamente no desenvolvimento do município.
O chefe do legislativo, vereador Lauro em sua fala, enalteceu o trabalho dos homenageados em seus mais diversos campos de atuação como também agradeceu a todos pelo empenho nas atividades, visando o bem estar da comunidade.

Participaram da cerimônia o Prefeito Municipal Leonardo Betin, o Ten. Cel. Cesar Augusto Schittler, demais representantes de várias entidades e a comunidade.
No encerramento da solenidade, a violinista Luéllen Farias da Rosa Smolareck e o Trompetista Vinícius Souza abrilhantaram o evento com apresentando o hino do Município de Itaqui e hino Riograndense.