07/10/2020 - 09h52min

Sessões da Última terça-feira

Na terça-feira,07, aconteceu duas sessões no mesmo dia, uma foi Sessão Ordinária e outra Sessão Especial, sendo essa última para discutir o veto do Prefeito ao Projeto de Lei nº 14/2020.

Por ASCOM

Na manhã desta terça-feira,07, os vereadores reuniram-se no Plenário Rincão da Cruz para a 32ª Sessão Ordinária. Na ocasião os parlamentares discutiram vários assuntos relacionados com a comunidade de Itaqui, assuntos esses como: A iminência do despejo dos moradores da Vila dos Operários, pessoas que não têm para onde ir, sendo várias crianças; Os recurso encaminhados através do FUNDEB; Infelizmente a Sessão foi marcada pela comoção geral de todos os vereadores devido o falecimento da enfermeira, Marli Rogério Soares, acometida pela COVID-!9, sendo ela a primeira pessoa que trabalha na linha de frente a falecer por causa do vírus.

Após a Sessão Ordinária iniciou-se a Sessão Especial com a seguinte pauta: Apreciação do VETO TOTAL imposto pelo Executivo Municipal ao Projeto de Lei nº 14/2020 - OL, que “Institui medidas de transparência no município de Itaqui, referentes às ações de enfrentamento ao Coronavírus (Covid - 19) e dá outras providências”. O veto ao projeto de autoria do vereador Éber Escobar(PDT) gerou árduo debate entre favoráveis e contrários ao veto, após amplamente discutido o veto do Prefeito Municipal Jarbas Martini foi derrubado pela maioria dos parlamentares, onde a votação aconteceu nominalmente. Os vereadores contra o veto foram: Emerson Ramos (PTB), Éber Escobar (PDT), Ivete Piffero (PTB), Cleir Fagundes (MDB), Clóvis Correa (MDB), Lauro Hendges (PL), Queli Ferreira (PL) e Leonardo Betin (PL). Já os vereadores que foram favoráveis ao veto foram: Rafael Veiga (PP) e Igor Ardais (PP), destacando que o Presente do Legislativo só vota em caso de empate.

Tanto a Sessão Ordinária quanto a Sessão Especial está disponível no facebook oficial da Câmara de Itaqui.