16/05/2019 - 12h39min

11ª Sessão Ordinária teve homenagem e visita no plenário da Casa Legislativa.

Vereador César Klein foi o proponente dos dois eventos ocorridos na sessão.

Por Ascom - Câmara de Vereadores.

Vereador César Klein em seu pronunciamento sobre o homenageado Thomaz Sanchotene.

Na 11ª Sessão Ordinária ocorrida na data de ontem (15) no plenário Olsy Marenco da Casa Legislativa Itaquiense os Vereadores e demais participantes assistiram a dois eventos propostos pelo Vereador César Klein (PP) e também uma rápida visita da Diretora em exercício do Campus da Unipampa Itaqui, Dra. Carla Pohl Sehn que veio para fazer um convite aos Vereadores, sobre uma assembleia nas dependências do Campus para tratarem assuntos referentes aos possíveis cortes pelo ministério da educação em 30% nos repasses as instituições, fator que tem gerado grande descontentamento por grande parte da comunidade acadêmica.

Logo se deu início a homenagem ao Itaquiense Nilson Thomaz Sanchotene Junior, o popular Thomazinho que recentemente conquistou o título de CAMPEÃO SUL AMERICANO DE JET SKI SUDAM 250 e VICE CAMPEÃO ENDURANCE ASPIRADO e recebeu "Voto de Louvor" e "Moção de Aplauso" da Câmara de Vereadores de Itaqui.
Thomaz desde a juventude teve o gosto por esportes radicais, principalmente quando envolve velocidade e adrenalina, é piloto do Fusca Cross em Itaqui e em 2018 entrou para duas das principais categorias do Jet Ski Sul Americano.
Foram oito meses de longas viagens por toda a América do Sul competindo com os melhores pilotos do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai, sagrando-se CAMPEÃO SUL AMERICANO CATEGORIA SUDAM 250 na etapa de Frei Bentos, no Uruguai, nos dias 24 e 25 de março, sendo o PRIMEIRO piloto brasileiro a alcançar o lugar mais alto do pódio nesta modalidade, não bastante ainda foi VICE CAMPEÃO na categoria ENDURANCE ASPIRADO.
O Itaquiense Thomaz Sanchotene Junior merece o reconhecimento pelas conquistas citadas e seu bom desempenho deve ser ressaltado, ainda mais por que levou o nome de nossa cidade positivamente para diversas localidades do Brasil e América do Sul, justificou o Vereador César Klein em seu pronunciamento como proponente da homenagem.
O Vereador Rafael Veiga (PSB) ofereceu "Moção de Aplauso" ao piloto com aprovação por unanimidade de todos os Vereadores da Casa.

Na segunda parte da Sessão a Câmara de Vereadores recebeu a visita do Sr. Rober Colpo Tamboreno, chefe do DITRAN em Itaqui, também por requerimento do Vereador César Klein (PP) para prestar esclarecimentos pela segunda vez já nesta Casa sobre sua secretaria.
Os Vereadores fizeram diversos questionamentos sobre medidas protetivas no trânsito, destino das arrecadações com multas, corte nas horas extras, placas de sinalização e também sobre o que estava sendo feito em relação a pedestres e ciclistas que dividem o trânsito da cidade com os veículos automotores e tem ocorrido alguns acidentes entre ambos com frequência.
Rober respondeu aos questionamentos dos Vereadores, alguns já pertinentes pois já haviam sido colocados em pauta na primeira visita do Secretário a esta Casa e disse que levará todos os assuntos tratados na Sessão para conhecimento de sua equipe onde na medida do possível serão colocados em prática, já que a maioria das solicitações vem da própria comunidade que faz dos Vereadores seus interlocutores.

Logo após se deu início ao grande expediente onde os Vereadores se pronunciam na tribuna pelo tempo de dez minutos com suas pautas de gabinete e reivindicações.