26/02/2018 - 12h02min

Vereadores e Prefeito se reúnem para últimos esclarecimentos sobre o Projeto da Usina que irá a votação hoje à noite.

Hoje às 19:00hs no Plenário da Câmara acontecerá votação referente ao crédito para compra da usina de asfalto e será transmitido ao vivo pela Ascom da Casa.

Por ASCOM - Câmara de Vereadores.

Foto: Chico Coffi - Ascom.

Hoje pela manhã (26) aconteceu no Gabinete do Prefeito Jarbas Martini a última reunião antes da votação do Projeto 060/2017 que refere-se a um crédito para compra de uma usina de alfalto pelo município. Estavam presentes o Presidente da Câmara de Vereadores, Vereador Leonardo Betin (PDT) e os Vereadores Cleir Fagundes (PMDB), Clóvis Correa (PMDB), Éber Escobar (PDT), Émerson Ramos (PTB), Igor Ardais (PP), Ivete Píffero (PSB), Rafael Veiga (PSB) e Queli Ferreira (PP) mais o representante do Sindiserpi, Sr. Vandranel Vieira e alguns Secretários da Administração.
Os Vereadores solicitaram a reunião para esclarecer algumas dúvidas referente ao Projeto e que lhes eram cobrados na comunidade, principalmente por seus eleitores, tais como que a usina seria apenas para recapeamento e não para ruas de "chão batido", o que foi prontamente negado pelo Prefeito, a usina é para ser usada em qualquer rua, desde que haja uma base, principalmente nas ruas sem calçamento, tornando o custo um pouco mais alto mas a Usina será usada em todos os lugares de Itaqui, explanou o Prefeito que foi bastante questionado pelos Vereadores, a Vereadora Ivete disse não estar preocupada com o valor da parcela que ficará em torno de R$ 35.000,00/mês, para uma Prefeitura isso significa muito pouco nas contas mensais, demostrou preocupação em relação que esse valor poderia ajudar na compra de alguns medicamentos que estão em falta, poderia ser usado como complemento para pagar a folha etc, e o Prefeito por sua vez entende a preocupação de todos, mas justifica que não pode ficar Quatro anos no Governo apenas gerenciando uma folha de pagamento e os gastos de rotina, o município precisa de investimento e a oferta do crédito veio neste momento, não foi uma escolha dele, a oportunidade esta ai e existem 38.000 pessoas esperando por um Itaqui melhor, ele precisa pensar no coletivo, justificou-se. O Prefeito se referiu também sobre o que foi feito em 2017, que mesmo com pouco dinheiro em caixa vem colocando dívidas de gestões passadas em dia, a merenda escolar onde é gasto R$ 60.000,00/ mês esta em dia, não falta em escola alguma, que muita coisa que dizem nas redes sociais são inverdades, que antes de cobrarem alguma coisa, tem que ver a realidade dos fatos e assim vale para os medicamentos nos postos, alguma coisa esta em falta, mas não são todos. A Vereadora Cleir Fagundes também solicitou ao Prefeito que sejam feitas mais reuniões como esta de hoje, para esclarecimentos, um diálogo aberto entre o Poder Executivo e Legislativo que evitará os desgastes nas Sessões, reuniões da CCJR etc. O Sr. Vandranel Vieira, representante do Sindiserpi também fez suas ponderações sobre o Projeto, e disse que estava ali para defender os interesses dos Itaquienses servidores, mas não são contra o desenvolvimento do município e fez um pedido ao Prefeito, que independente da compra ou não da usina, que o ele se comprometa com o funcionalismo público, sabe da responsabilidade do Prefeito em relação a este projeto e torce para que tudo se resolva da melhor maneira possível, sem prejudicar ninguém.
A Sessão Extraordinária esta marcada para hoje à noite às 19:00 hs no Plenário da Câmara de Vereadores e será transmitido ao vivo via facebook na página da Câmara pra qualquer lugar do mundo pela equipe de comunicação da Casa.