30/11/2017 - 10h19min

39º Sessão Ordinária teve como pauta principal nos discursos a banalização das redes sociais.

Fatos que aconteceram na semana e publicados de forma irresponsável gerou muita polêmica e acusações contra os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Por Ascom-Câmara de Vereadores.

Plenário praticamente composto na sua maioria por funcionários da Casa.

A 39º Sessão Ordinária que esta semana aconteceu na Quarta-feira (29) pela parte da manhã no Plenário da Câmara de Vereadores teve um apelo quase que por todos os Vereadores da Casa em seus discursos em relação a banalização das redes sociais. Nos últimos dias fatos que entristeceram a todos, como o crime passional com uma funcionária da Câmara de Vereadores de Itaqui, também um arrombamento ao prédio da mesma, além de uma viagem de Vereadores a capital a trabalho ser "distorcida" com o propósito de afirmar que foram a um jogo de futebol no veículo da Casa Legislativa. Fatos estes que foram publicados em rede social em perfis que se dizem "da imprensa", mas na verdade não existem juridicamente, não tem receita, nem despesas, deixando assim uma lacuna para quem quiser, livremente atacar ou em muitos casos ofender funcionários públicos por exemplo, como foi o caso nesta semana, pois um órgão sério de imprensa, antes de publicar uma notícia, se informa da veracidade do fato e arca com as consequências de suas publicações para aquelas pessoas que são afetadas ou fazem parte da notícia possam se achar necessário, solicitar até uma retratação em caso de se tratar de uma inverdade ou então acionar judicialmente, como bem disse o Vereador Leonardo em seu pronunciamento "fontes não confiáveis, instigam o ódio que gera um reflexo na sociedade alimentando a agressividade e a violência". Os Vereadores se manifestaram repudiando tal atitude, pois em muitos casos são ofensas vazias, sem provas e embasamento técnico, quando misturam Câmara com Prefeitura e até mesmo leis federais como a Lei Maria da Penha, que quando mal interpretada parece descaso dos poderes, oque não é verdade, pois geralmente ocorre um perdão ou algo do gênero e novas ocorrências voltam acontecer. Eles pediram em seus discursos para que as pessoas participem mais da vida pública da sua cidade, participando de Sessões ou Audiências Públicas por exemplo, existe a tribuna popular, onde o cidadão pode se manifestar se achar necessário, além do regimento interno da Casa, com todas as leis que explica bem como funciona uma Câmara de Vereadores, direitos e deveres, e esta impresso a disposição de quem precisar.