25/07/2017 - 15h34min

Comissão de Segurança Pública da Câmara de Vereadores se reúne com Delegados da Polícia Civil.

Delegado Regional Dr. Charles do Nascimento e Delegada de Itaqui, Dra. Elisandra Batista vieram esclarecer sobre o fechamento do plantão em Itaqui.

Por ASCOM - Câmara de Vereadores

Foto: Chico Coffi

A Comissão Especial de Segurança Pública da Câmara de Vereadores de Itaqui
composta pelos Vereadores Emerson Ramos, Clóvis Ravarotto, Queli Ferreira e Lauro Hendges, nesta ocasião representado por sua Assessora Sonia Assunção se reuniu com os Delegados de Policia Civil, Dr. Charles Dias do Nascimento que responde pela Delegacia Regional e com a Dra. Elisandra Batista, Delegada de Itaqui para esclarecem as dúvidas da população que chegam até os Vereadores sobre o fim dos plantões na nossa delegacia local. Estavam presentes na reunião também o Presidente da Câmara, Vereador Igor Ardais e os Vereadores César Klein, Cleir Fagundes, Éber Escobar, Ivete Píffero e Leonardo Betin que foram informados pelo Dr. Charles que algumas informações que circulam principalmente nas redes sociais não são verdadeiras, por exemplo, que a Brigada Militar de Itaqui a cada ocorrência precisa se deslocar até a cidade de São Borja, segundo ele isso só acontece em casos de flagrantes e após as 18:00 horas e apresentou um relatório fornecido pela própria Brigada Militar aonde consta os deslocamentos da guarnição de Itaqui nos meses de Junho e Julho até a data de hoje, sendo que chegou a ter um intervalo de 16 dias nos mês de Junho e de 10 dias no mês de Julho no deslocamento até a Delegacia daquela localidade. Ele informou que o fechamento do plantão se dá a falta de contingente e que o problema não é só da cidade de Itaqui, pois a nossa Delegacia era uma das poucas do Estado que tinha um plantão, na sua grande maioria, as cidades possuem duas Delegacias, uma Delegacia de Policia que atua nos inquéritos, investigações e outra Delegacia só para atender as ocorrências do plantão. A Delegada Elisandra também informou aos Vereadores que hoje em Itaqui existem aproximadamente 3400 inquéritos e que essa demanda precisa de policias para investigação e dar seguimento nos mesmos, segundo ela, existe uma certa falta de entendimento por parte da comunidade que diz sofrer com a sensação de insegurança, pois a Policia Civil não pode sair armada fazendo policiamento nas ruas, isso é serviço da Brigada Militar e eles vem fazendo, o que a Policia Civil precisa é de investigadores para finalizar seus inquéritos. Outra questão que também foi esclarecida pela Delegada é sobre o fato de ela estar atuando em outras cidades e não em Itaqui, ela esclareceu que a 4 anos é titular em Itaqui respondendo pelas Delegacias de Santo Antonio das Missões e Garruchos aonde se desloca apenas uma vez na semana ou em flagrantes graves e sobre a Delegacia de São Borja, atua apenas como substituta nas folgas de seus colegas assim como eles atendem a Itaqui quando é folga dela. O Dr. Charles solicitou aos Vereadores que continuem na luta por mais policiais para Itaqui, pois por enquanto nossa cidade permanecerá sem plantão policial e as pessoas também podem registrar ocorrências pela internet sem ter que se deslocar até uma Delegacia. A Comissão vai continuar engajada na luta por novos policiais indo a Capital se for preciso e o objetivo do grupo é trazer quatro novos Policiais Civis para Itaqui para que dai sim possa retornar o plantão na nossa DP local.