13/08/2014 - 13h55min

Regimento Sá Britto vai receber homenagem da Câmara de Vereadores dia 22/08.

Seu nome é Sacrifício; A beleza de suas ações é tão grande que os poetas não se cansam de a celebrar

Por Por: Jocemar Maretóli

O choque da cavalaria Itaquiense em Território de Paz, foi bem recebida pela comunidade durante as cheias do rio Uruguai neste mês de julho de 2014. A ação social realizada pelo 1º Rec Mec, foi de fundamental importância para a retirada imediata de pessoas e seus pertences durante a invasão rápida e inesperada das águas de nosso abençoado Rio Uruguai, que invadiu impiedosamente a privacidade de cada cidadão em seu lar, exigindo assim; uma ação rápida e ágil. Neste momento, antes mesmo do toque do clarín, os valorosos soldados do regimento Sá Britto, estavam apostos para ajudar a sua comunidade, Porque a definição, do homem da guerra é nobre. E quando ele se põe em marcha, à sua esquerda vai coragem, e à sua direita a disciplina". (MONIZ BARRETO - Carta a El-Rei de Portugal, 1893). Muitos desses soldados, mesmo tendo as suas próprias casas sendo invadidas pelas águas, não recuaram na sua missão, Da vontade fizeram renúncia e a comunidade Itaquiense os conhece-os por militares de cavalaria, a vanguarda lutar sem temor. Na linha de frente como um verdadeiro soldado de Cavalaria..um líder militar e humanitário, que esteve junto de seus comandados em todos os momentos desta ação militar humanitária; Ten. Coronel José Osny dos Santos, Um comandante Experiente, e com grande capacidade de conquistar os seus comandados e comunidade pela sua simplicidade e Relacionamento intrapessoal: Persistência, Experiência, Visão e Compromisso são alguns dos vários atributos deste comandante. Hoje podemos dizer que temos um exército com a alma simples, braço forte e mão amiga.
Obrigado aos valorosos soldados do 1º Rc Mec, Regimento Sá Britto, 1º Regimento de Cavalaria Mecanizada.
Se a força das coisas os impede agora de fazer em rigor tudo isto, algum dia o fizeram, algum dia o farão. E, desde hoje, é como se o fizessem.