05/09/2013 - 14h41min

Abertura Oficial da Semana da Pátria

Escolares, Civis e Militares Participaram do Evento.

Por Jocemar Maretóli

Durante a abertura da Semana da Pátria, a Praça Marechal Deodoro foi o palco que recebeu as belas e entusiasmadas Bandas de nossa cidade. A sirene dos Bombeiros tocando ao longe, anunciou a chegada do Fogo Simbólico, conduzido por Militares e Civis, dando início a mais uma Semana da Pátria e o dia de estreia dos novos e belos uniformes das nossas Bandas, conduzidas por Maestros e músicos Itaquienses. O hasteamento da Bandeira Brasileira pelo Chefe do Executivo e o canto do Hino Nacional por crianças de uma Escolinha municipal, arrepiou nossos jovens patriotas. Durante os discursos, e após as belas palavras da Secretária da Educação, Professora Rosangela Debortoli, do Comandante do Regimento Sá Brito, Tenente-Coronel José Osni dos Santos e do Prefeito Municipal, o Presidente da Câmara de Vereadores manifestou-se dizendo que esta Semana da Pátria de 2013, comemorada entre os dias 1º a 7 deste mês, reverenciando a data da Independência do Brasil, reveste-se de simbologia muito especial para nós Brasileiros, porque recorda-nos a coragem dos que nos precederam na defesa da Democracia. Disse ainda, que o 7 de Setembro deve servir para saudarmos não só a Emancipação da Pátria, em 1822, mas também o gesto famoso de Dom Pedro I, às margens do Riacho Ipiranga, bradando: "Independência ou morte!", rompendo definitivamente nossa submissão à Portugal, proclamando a autonomia territorial e política do nosso grande País.