26/07/2013 - 14h01min

"As mulheres dessa terra de guerra, campo e família têm coração de mulher e a alma das farroupilhas..."

13º CAVALGADA DA MULHER ITAQUIENSE

Por Ascom-CVI

Com a saída realizada às 7:30 horas desta fria manhã de sexta-feira (26/07/2013), da frente do Teatro Prezevodowiski, contando com mais de cem amazonas, foi dada a partida da 13º Cavalgada das Mulheres Itaquienses A cavalgada segue em direção ao local denominado "Bailão do Sorriso" (BR 472), onde irão montar acampamento neste final de semana. A cerimônia de partida contou com a presença da Câmara, representando pelo seu Presidente, o Vereador Éber Escobar de Almeida que, em relação ao evento disse que "As mulheres dessa terra de guerra, campo e família têm coração de mulher e a alma das farroupilhas." Na fria manhã, com os termômetros marcando 3° C e vento de "renguear cusco", as corajosas amazonas cumpriram o ritual anual, em sua 13ª edição. A Cavalgada, além de mulheres itaquienses de todas as idades, conta ainda com a participação de jovens e crianças, que subiram no lombo dos seus cavalos para encarar as dificuldades e os prazeres de poderem, desta forma, propagar o tradicionalismo gaúcho. Como diz o hino Riograndense: "Sirvam nossas façanhas de modelo a toda Terra....". Na partida, após o discurso de abertura do Secretário da Cultura Aírton Garcia, do representante do Executivo Daltro Bernardes e do Presidente da Câmara Éber Escobar de Almeida, o Padre Valter Abib Rodrigues, deu a benção a todos e desejou boa cavalgada a todas as participantes. Na ocasião, o Presidente da Câmara manifestou-sedizendo: "Que Deus ilumine essas Mulheres valentes, de garra, determinação e coragem, para enfrentar todas as intempéries e continuar firmes na defensa da bandeira do tradicionalismo Gaúcho".