16/07/2013 - 14h30min

Treze municípios da região Fronteira Oeste participaram do Fórum Regional da Participação Popular e Cidadã em Itaqui

R$ 8.000.000,00 do Orçamento de 2014 para os Municípios da Fronteira Oeste

Por Ascom-CVI

Com início ás 11 horas da manhã do dia 12. de julho, os Membros da Assembleia Geral do COREDE-FO e os Delegados eleitos nas Assembléias Públicas Municipais reuniram-se no , no Teatro Prezewodowski, em Itaqui. No Encontro Regional, após longas discussões, que ultrapassaram o horário de almoço dos participantes do evento, foi aprovada Ata contendo as principais reivindicações da Região. O destaque foi a Segurança Pública, setor que teve maciça participação da Brigada Militar e Policia Civil da Região. São 19 os projetos de 9 áreas de desenvolvimento para os Municípios da Fronteira Oeste, que poderão compor a cédula de votação do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã, marcada para os dias 7 e 8 de agosto, para serem votadas em cada uma das regiões do Estado. A escolha dos projetos para a nossa Região ocorrerá na reunião do COREDE-FO, dia 17, quinta-feira, em São Borja. O governo do RS destinará R$ 8 milhões do Orçamento de 2014 para as demandas da Fronteira Oeste.

Participaram do evento o Prefeito Gil Marques Filho, o Presidente da Câmara de Itaqui, Vereador Éber Escobar de Almeida, o Vice-Presidente do Corede-FO, Engº Hildebrando dos Santos, o Presidente do Fórum dos Coredes, Hugo Chimenes, o Coordenador Microrregional da Seplag-RS, Sivens Carvalho e o Presidente da União dos Legislativos da Fronteira Oeste (Ulfro), o Vereador de Alegrete, Celeni Viana. O Presidente da Câmara ressaltou a importância da escolha das demandas para definir o uso dos R$ 8.000.000,00 do Orçamento de 2014 para os Municípios da Fronteira Oeste. Disse ainda que a Região deve se unir cada vez mais na luta por causas regionais, citando como exemplo destas a criação de um Hospital Regional de alta complexidade e a instalação de Curso de Medicina na Região.