05/07/2013 - 14h32min

Câmara recebe pauta de reivindicações.

Melhoria no transporte público foi solicitada.

Por Gab. da Presidência

Um grupo de estudante e representantes do movimento “vem pra rua Itaqui” esteve, na noite de terça-feira (02/07/2013), na Câmara Municipal para reivindicar melhorias no sistema de transporte coletivo urbano da cidade. Após a sessão especial, o presidente do Legislativo Itaquiense, recebeu documento pedindo que providencias sejam tomadas pelo poder público a fim de melhorar as atuais condições apresentadas na pauta de reivindicações.

Pauta de reivindicações
Levando em consideração todos os movimentos nacionais reivindicando redução das tarifas e melhorias do transporte público coletivo. Tendo vista todas as manifestações ocorridas aqui na cidade e também propostas que já foram encaminhadas em outras oportunidades pela comunidade acadêmica (professores, alunos, técnicos e direção) para o poder público municipal, destacamos novamente os problemas com o transporte público em Itaqui, indicando a necessidade de medidas que possam auxiliar e melhorar as condições atuais.
Dentre os principais problemas apresentados pelos usuários, destacam-se:

• Segurança, conforto e frequentes falhas mecânicas (veiculo sucateado), durante o percurso na presença dos passageiros.
• A falta de profissionalismo por parte dos funcionários da empresa (param durante a linha em funcionamento, para comprar alimentos e abastecimento).
• A empresa não apresenta uma sede comercial fixa com o propósito de atendimento ao público, sendo que a venda de vale-transporte é realizada na residência do proprietário.
• A estruturação das rotas presentes na cidade não abrangem toda a população, sendo que parte dos usuários ficam desamparados, muitas vezes recorrendo à utilização de Moto taxistas que também não oferecem segurança, ou as vans.
• A precariedade e a necessidade de novas rotas, visando o planejamento e otimização das rotas presentes e maior abrangência da linha.
• Tempo de espera entre o intervalo dos horários dos ônibus, sendo que a linha Centro-Unipampa-Vila Nova, poderia ser revista.
• Horários no período noturno e finais de semana.
• Necessidade da retomada da linha Centro-Unipampa, linha de fundamental importância para os alunos da Unipampa, destacando o atual ingresso de 400 novos alunos agora no inicio do semestre letivo, que muitas vezes recorrem à utilização das vans ou Moto-taxis, sendo que as Vans já não suportam mais a demanda de transporte.

Em posse do documento assinado pelos estudantes Fábio Diniz Chaves, Márcia Nunes Camargo, Nelson Cristiano Epping o presidente da casa afirmou a possibilidade da realização de uma audiência pública para debater com executivo, estudantes e a comunidade melhorias no transporte público em nosso município.

• Não há vereadores relacionados a esta notícia