18/06/2013 - 14h02min

Instalada a Vara Federal em Itaqui na Fronteira Oeste (RS)

Autoridade dos três poderes se fizeram presente no ato.

Por ascom

Em solenidade realizada no Plenário da Câmara, foi instalada ontem (17/6) a Vara Federal e Juizado Especial Federal Itaqui, formando a Subseção Judiciária do Estado do RS.
O Juiz Federal, Dr. Eduardo Tonetto Picarelli, diretor do Foro da Justiça Federal do RS (JFRS), coordenou a cerimônia que contou com a participação do Prefeito Municipal, do Presidente da Câmara de Vereadores, do Diretor do Foro da Comarca de Itaqui, Dr. Antônio Carlos de Castro Neves Tavares, do Diretor do foro da Subseção Judiciária de Uruguaiana, Dr.Guilherme Beltrami, do Comandante Manente, Representante da Marinha do Brasil e da Presidente da Sub-Secção local da OAB, Dra. Patrícia Degrazia Lima.
Na solenidade, a Presidente da OAB local, Dra. Patrícia Degrazia Lima, foi a primeira a fazer o uso da palavra relembrou a mobilização empregada pelas Autoridades locais em torno da meta de instalar uma Vara Federal em Itaqui. Concluiu dizendo que "Foram muitos contatos, reuniões, e pedidos de apoio”.
O Prefeito Municipal, ao expressar seu contentamento com o resultado da união de esforços entre Executivo, Legislativo e Judiciário, parabenizou a comunidade de Itaqui pela conquista dessa Vara Federal e afirmou que o Município não mediu esforços no cumprimento dos compromissos assumidos.
O Presidente da Câmara de Vereadores ao dar as boas-vindas aos magistrados e servidores da nova Subseção, disse que o mérito da conquista é da comunidade e que Itaqui merece receber a atenção que terá com esta Subseção. Comentou a grandiosidade da conquista deste serviço, que permitirá aos Itaquienses maior agilidade nas demandas de competência da Justiça Federal.
No encerramento da cerimônia, o diretor do Foro da Justiça Federal do RGS,  Juiz Federal Dr. Eduardo Picarelli, falou sobre o importante papel assumido pela nova unidade, observando que a Subseção Judiciária de Itaqui trará muitos benefícios, especialmente a melhoria do acesso e celeridade da prestação jurisdicional, contribuindo, também, para a redução do trabalho da Justiça Estadual.
Após a solenidade, foi realizado um curso sobre o processo eletrônico utilizado pela Justiça Federal da 4ª Região (e-Proc v2). Direcionado aos advogados de Itaqui e região, o treinamento foi ministrado pelo Drº Ivan.
Unidade Avançada em Itaqui
A Vara Federal de Itaqui funcionará em sala localizada no Centro Administrativo 2 do Município, antigo Forum da Comarca, onde serão feitos atendimentos que envolvam a presença das partes, a emissão de certidões, realização de audiências, perícias médicas, cadastramento de partes e advogados no processo eletrônico, atendimento ao público em geral  e qualquer ato processual que exija a atuação local de juiz ou servidor da Justiça Federal.

• Não há vereadores relacionados a esta notícia