15/04/2013 - 14h52min

Câmara de Itaqui participa de Audiência Pública da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa

Demandas e carências da UNIPAMPA foram debatidas

Por Gab. da Presidência

Pres. da Câmara Éber Escobar em Audiência Pública da UNIPAMPA

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (12.4), no Campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) de Uruguaiana, foi realizada Audiência Pública da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, onde foi debatida a atual situação da Unipampa no Estado. Representando o Legislativo Itaquiense estiveram presentes o Presidente Éber Escobar e o vereador Fábio Molina. Proposta pelo Deputado Estadual Frederico Antunes (PP), a plenária foi altamente produtiva.

Antunes lembrou que a reunião foi motivada devido a uma série de denúncias e revindicações relacionadas a falta de infraestrutura, funcionários e professores nos cursos da universidade espalhados pelo Rio Grande do Sul. “Pelo que podemos verificar hoje no debate, chegamos a conclusão de que o problema não é exclusividade do curso de veterinária de Uruguaiana, faltam professores, obras físicas e falta de manutenção em quase rodas as unidades da Unipampa", destacou Frederico.

O deputado Jurandir Maciel, que no encontro representou o Parlamento gaúcho, parabenizou a iniciativa do debate por parte do deputado Frederico Antunes. Jurandir solicitou que o resultado do encontro seja encaminhado à bancada federal e aos senadores gaúchos. Representando a prefeitura de Uruguaiana, o Secretário Geral de Governo Fernando Alves disse que estará encaminhando ao Prefeito Luiz Augusto Schneider as demandas que dizem respeito ao Poder Público Municipal. Fernando Alves prometeu um breve retorno sobre as demandas.

O diretor do campus Uruguaiana João Cleber Theodoro, que na reunião representou a reitoria da Unipampa, admitiu a carência de docentes em alguns cursos e, principalmente, da falta de obras de infraestrutura nos campus da Unipampa. Cleber informou que um novo concursos para a contratação de 100 novos professores já foi encaminhado ao Ministério da Educação e encontrasse com o seu processo em andamento. Em relação a Uruguaiana, informou que empresa que havia vencido o contrato de licitação para as obras no campus simplesmente não conseguiu realizar a tarefa e desistiu do trabalho.

"Um novo edital para a reforma dos laboratórios e da parte de infraestrutura já está em andamento, as obras já deveriam estar prontas, mas alheio a nossa vontade, a empresa que venceu a licitação não pode concretizar o trabalho", disse. João Cleber destacou ainda a necessidade de melhorias para o acolhimento aos universitários tais como moradia, restaurante universitário, transporte adequado e de qualidade e a implantação do Núcleo de Atendimento à Comunidade (NAC).

Ao final do trabalho foi elaborada a "Carta de Uruguaiana - Unipampa", com as principais revindicações colhidas do debate entre elas a proposta do pronunciamento do vereador Éber Escobar, para a realização de estudos para a implantação do curso de medicina na região, em vista de que a região carece e necessita dos profissionais da área. Essa carta será encaminhada à reitoria e ao Ministro da Educação, Aloísio Mercadante.

Principais Encaminhamentos - Audiência Pública da Unipampa

- Criação da Frente Parlamentar em Defesa do bom funcionamento da Unipampa no RS

- Implantação do NAC – Núcleo de Atendimento à Comunidade

- Propor a revisão do Plano de Carreira dos professores

- Aumentar a sinergia entre cidadãos e universidade, participação efetiva da Universidade junto as suas comunidades

- Agilizar o concurso do quadro docente faltante

- Resolver a falta de professores especializados - libras - e levar em conta a necessidade da acessibilidade na Unipampa

- Remeter à Bancada Federal Gaúcha as demandas apresentadas durante a audiência

- Lutar pela extensão do curso de direito para São Borja. (50 vagas São Borja / 50 vagas Livramento)

- Criação da extensão do Curso de Enfermagem em Santana do Livramento

- Implantação de cursos de licenciaturas na região

- Implantação de cursos no período noturno para facilitar o acesso a Universidade alunos trabalhadores.

- Equiparação dos cursos de graduação em todos os Campus da Unipampa

- Inclusão dos professores federais de Universidades de faixa de fronteira no projeto de Lei PL 4264/12, que visa indenização para Policiais Federais, Policiais Rodoviários Federais e Auditores da Receita Federal em exercício em localidades fronteiriças.

- Implantação em Itaqui de serviço de referencia em parceria com a Universidade, pró-pessoas mutiladas.

No mês de junho, em local à ser definido, será realizada uma nova Audiência Pública para que seja avaliado quais dos pontos reivindicados pela "Carta de Uruguaiana - Unipampa" já foram executados.

Participaram também do debate os diretores dos Campus da Unipampa de Bagé Fernando Jungues; Itaqui Cleber Maus Alberto; São Borja Ronaldo Colvero, os vereadores de Uruguaiana, Ronnie Mello (PP), Josefina Soares (PP), Irani Fernandes (PP), Rafael Alves (PSDB) e Marcelo Lemos (PDT), alunos, professores e funcionários da Unipampa.

• Não há vereadores relacionados a esta notícia