Webmail

Webmail

Notícias

10/04/2013 - 14h57min

Audiência Pública sobre Acessibilidade no Município

Evento tratou da Acessibilidade no Município

Por Ascom-CVI

Ver. Emerson Ramos e Ver. Igor Ardais (proponente do evento)

Sob a presidência do Vereador Igor Bicca Ardais (proponente do evento), às 19:00 de sexta-feira (06.04), foi realizada uma Audiência Pública para tratar dos assuntos referentes à Acessibilidade no Município.

Além do Ver Igor, compuseram a Mesa Diretora dos trabalhos, os Vereadores, Émerson de Morais Ramos, Marcelo Guimarães Petrini. Fabio Molina, a Sra. Márcia Soleny Sanchotene Bachinski – Presidente da Associação dos Portadores de Deficiência de Itaqui – APDI; o Sr. João Edmilson Garcia da Silva e o Assessor de Mobilidade Urbana, Sr José Antônio Târrago Maciel.

O Ver. Igor falou sobre a importância da acessibilidade nesta cidade e de um labor em prol dos portadores de deficiência.

No espaço destinado às manifestações dos presentes, a Sra. Márcia Soleny Sanchotene Bachinski citou o seu trabalho realizado em prol da APDI, destacando que solicitou ao Senhor Prefeito Municipal o envio à Câmara de projeto de lei que preveja a criação do Conselho Municipal dos Portadores de Deficiência, tendo sido informado a ela que o texto do projeto de lei se encontra em elaboração na Prefeitura Municipal.

Informou, ainda, que a pedido da Associação o Prefeito Municipal assinou o termo de adesão de Itaqui ao Programa “RS sem Limites” e que deverá ser firmado outro termo de adesão ao “Plano Viver Sem Limites”, do Governo Federal.

Os programas permitirão que a APDI possa receber verbas públicas e irá dotar escolas com computadores em braile, além de introduzir modificações em salas de aula e banheiros, adequando-os aos portadores de deficiências.

Além disso, salientou a importância do Projeto do Centro de Especialidade de Reabilitação, para tratar da acessibilidade, assim como ocorre na cidade de Giruá e que solicitou a instalação de um elevador na Agência Itaqui do Banco do Brasil S.A.

Pediu, aos edis e autoridades presentes, apoio para a construção de uma sede para a APDI e acesso para os portadores de deficiência no Theatro Prezewodowski. Por fim, informou que há mais de quatro mil portadores de deficiência nesta cidade.

O Vereador Émerson de Morais Ramos falou sobre a acessibilidade, destacando a necessidade de ser instalado elevador nesta Casa Legislativa, onde o acesso ao pisso superior é bastante dificultoso aos portadores de deficiência e idosos. Também, destacou que poderá ser adquirido um ônibus com elevador para portadores de deficiência física e teceu ainda considerações com o complexo de inferioridade que sofrem a maioria dos mesmos. Em continuidade, destacou a necessidade da realização de obra que sugeriu seja realizada pela Prefeitura no do Beco José Saad.

O Sr. João Edmilson Garcia da Silva, que é deficiente físico, relatou sua história de vida e a importância da acessibilidade nesta cidade. O Ver. Igor Ardais citou a necessidade de melhorias nas ciclovias, que, segundo disse, encontram-se esburacadas. O Assessor de Mobilidade Urbana, Sr José Antônio Târrago Maciel, informou que existe projeto neste sentido em andamento na Prefeitura.

Saiba mais

Imagens relacionadas

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

<<     de     >>

Vereadores relacionados

  • Não há vereadores relacionados a esta notícia