28/03/2013 - 13h53min

Saúde realizou palestra sobre leishmaniose visceral durante a Sessão Ordinária na última terça-feira

A presença dos profissionais de saúde foi esclarecedora a todos que participaram na Sessão Plenária

Por Ascom-CVI

Sec. da Saúde Eliane Píffero, Pres. da Câmara Éber Escobar de Almeida e Ver. Emerson Ramos

A Secretaria Municipal da Saúde realizou na última terça-feira (26.3), durante a Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores, uma palestra sobre as causas da leishmaniose visceral. A médica veterinária Dr. Tatiana Braga além de palestrar com muita propriedade sobre o assunto, mostrou um painel a todos os presentes com as marcas causada pela doença em humanos e em animais. O evento foi importante para esclarecer aos vereadores e comunidade, dos cuidados que devemos ter com esta doença e a situação atual em nosso município.

Praticamente todos os Vereadores fizeram perguntas para esclarecer dúvidas sobre o trabalho realizado pela Secretaria com relação a doença. Além da Secretária da Saúde, Eliane Goulart, estiveram presentes o Secretário Substituto, Leonardo Bettin, a veterinária do município, Tatiana Braga, e agentes de saúde e de endemias, vigilantes sanitários.

Cuidados básicos de prevenção da doença
>Manter o pátio limpo, sem entulhos (matéria orgânica) e fezes de animais
>Realizar com frequência poda de árvores e arbustos
>Manter o animal com movimentação restrita ao pátio, sem soltá-lo na rua

A leishmaniose é uma doença crônica, de manifestação cutânea ou visceral, causada por protozoários flagelados do gênero Leishmania, da família dos Trypanosomatidae. Trata-se de uma zoonose comum ao cão e ao homem, transmitida pela picada do mosquito palha ou birigui, do gênero (Lutzomyia).