21/02/2013 - 12h28min

No caminho da Ponte

A construção da ponte internacional facilitará o comércio entre os dois países

Por Ascom-CVI

Autoridades brasileiras e argentinas

Ontem, quarta-feira (20.02) às 11h30 min., foi realizada uma reunião na vizinha cidade de Alvear na Argentina; onde demandas foram entregues em mãos pelo Chefe de gabinete da Prefeitura de Itaqui, Daltro Bernardes, Prefeito em exercício Celso de Morais Pinto, Presidente da Câmara de Vereadores Éber Escobar de Almeida, os Vereadores Sandro Veiga, Fábio Molina, Luisa Fontela, Lauro Luiz Hendges, Márcio Palma, entre outras autoridades que se manifestaram durante o período de assuntos gerais, debatendo assuntos referentes à construção da ponte Itaqui/Alvear, com o economista Carlos Antônio Lopes, Eng. César Tentos, Sub Secretário de empreendimentos de infra estrutura regional do Ministério de Obras Públicas da Argentina; Carmem Solo, Coordenadora dos estudos na reunião realizada em Alvear na Argentina.

Para abordar o assunto também estiveram presentes deputados e Concejales Argentinos e representantes de empresas Argentinas interessadas na construção da ponte.

Pontes
A ponte é uma reivindicação feita há mais de vinte anos da comunidade de Itaqui. Porto Mauá/Alba Posse, na região Noroeste, Porto Xavier/San Javier, nas Missões e Itaqui/Alvear, na Fronteira Oeste, são as cidades que podem ser contempladas com a construção. Nessas áreas, a ligação entre os países é feita via balsa. Atualmente existe ligação com a Argentina apenas em São Borja e em Uruguaiana.

De acordo com o Presidente da Câmara, em 2000 os governos argentinos e brasileiros firmaram acordo para a construção de três travessias sobre o Rio Uruguai. Ele destacou que, após anos de espera, em fevereiro de 2012, houve a assinatura do contrato para a construção das pontes firmado com um consórcio binacional, composto por três empresas argentinas e uma brasileira.

A construção da ponte internacional facilitará o comércio e o desenvolvimento socioeconômico da região entre os dois países. Outro benefício seria o fim das restrições impostas pelos horários das balsas e a facilidade de trânsito para o país vizinho, inclusive o intercâmbio cultural entre os dois países.