19/03/2012 - 13h41min

Lançamento da Obra: “Itaqui, o Portal do Tradicionalismo” - Cavalgada

Uma data marcante e especial para Itaqui

Por Ascom-CVI

Autores da Obra e Pres. da Câmara Lauro Luiz Hendges

Como parte das comemorações pelo aniversário de São Patrício, Padroeiro da cidade, aconteceu na sexta-feira (16 de março) na Câmara de Vereadores de Itaqui, o lançamento da obra: “ Itaqui, o Portal do Tradicionalismo” - Cavalgada, em homenagem ao sesquicentenário de Itaqui e as Três Primeiras Estâncias Jesuíticas.

Com a presença de um bom número de participantes no evento entre eles; o Pres. da Câmara de Vereadores Lauro Luiz Hendges, Secretário da Fazenda do Executivo Hamilton Berro, Secretária da Educação do Município Marta Luzia Delgado, representante do Piquete Tio João( Josapar) José Francisco Dias Costa , Ver. Albino Costa, Vereadora Aline Coffi, Vereador Daltro Fogaça Bernardes, Vereador Márcio Palma, o Comandante do Primeiro Regimento Carlos Magno, representante da Apae Ricardo Trodo, Patrão Nolasco do Piquete Tio João, Antonio Confortin e Professor Paulo Correia, dois dos autores do livro, entre outros.

Na oportunidade, usaram da palavra o representante do Piquete Tio João o Sr. José Francisco Dias Costa, Sr. Hamilton Berro, Sra. Marta Luzia Delgado, Lourenço Vargas, um dos autores da obra, falou ao público presente sobre algumas histórias da publicação. Segundo ele, os textos têm um pouco de cada um e o objetivo é gerar um debate sobre o tema e perpetuar momentos tão importantes de nosso tradicionalismo.

Já o Presidente da Casa Legislativa Lauro Luiz Hendges, disse que este era um dia importante para a comunidade, pois quando procurado para a realização do evento de lançamento desta obra, a Casa apoiou de imediato, pois esta história esta ligada ao tradicionalismo, em uma obra de grande significado para os Itaquienses. “Estes mais de 150 anos de Itaqui, essa história bonita ligada ao tradicionalismo, parabenizo aos três autores desta obra que nos dão o privilégio de algo vinculado a nossa história. As nossas escolas precisam se comprometer mais com o nosso tradicionalismo, porque dentro da tradição existe respeito e o culto a nossa história, e nós da Câmara de Vereadores vamos apoiar sempre aquilo que vem ao encontro de nosso Itaqui”, finalizou o Ver. Lauro.