15/03/2012 - 11h28min

Vereador Éber solicita local adequado aos portadores de necessidades especias em eventos do município

A adequação de espaços públicos propicia igualde para todos

Por Gab. Ver. Éber Escobar de Almeida

Ver. Éber Escobar de Almeida

Nos últimos anos, tem-se notado uma preocupação progressiva com as
questões relacionadas a portadores de deficiência física e aos espaços destinados a eles, sejam de uso público ou não.

Esta mudança de atitude se deve, em parte a uma mudança de mentalidade,
já que, a partir da década de 80, a pessoa portadora de deficiência
física passa a ser vista sob a ótica da capacidade e não mais sob
a ótica da deficiência. A partir daí, passa-se a ter também a consciência de que esta fatia da sociedade constitui um percentual considerável: 10% à 15% da população, o que significa um número de 16 milhões de pessoas no caso do Brasil.

Segundo Éber, o  nosso município não é diferente, possuímos um grande
calendário de eventos culturais como Carnaval, Festivais, desfiles onde há necessidade de local específico, adequado e  banheiros destinados aos portadores de necessidades especiais.

O vereador justificou esta indicação ao Executivo afirmando que com
estes espaços colocados à disposição dos deficientes físicos haverá uma melhor qualidade de vida, ou seja, será almejado resguardado o direito de ir e vir, salvo no texto constitucional, bem como garante todos os direitos inseridos na legislação, respeitando a cidadania dos portadores de necessidades especiais de nossa cidade, uma vez que adequando os locais públicos estaremos propiciando igualdade para todos.