10/02/2012 - 13h42min

Vereadores em Audiência no Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul-IGP/RS

Vereadores reivindicam Médico Legista para a cidade de Itaqui

Por Gab. Ver ª Aline Coffi

Vereadora Aline Coffi e Vereador Albino Vas da Costa em Audiência no Instituto Geral de Perícias do RS

A Vereadora Aline Coffi e o Vereador Albino Vas da Costa estiveram em Audiência no IGP-RS (Instituto Geral de Perícias), onde foram recebidos pelos Senhores José Cláudio Teixeira - Diretor Geral Adjunto do IGP/SSP, Marcos Rovinski - Diretor do Departamento Médico-Legal, Jackson Donbrowski - Supervisor Técnico e Rodrigo Leffa Vieira - Diretor Administrativo, solicitando a estes departamentos a designação de um Médico Legista para o município de Itaqui, sendo que muitas vezes as pessoas tem que fazer uma verdadeira peregrinação quando do falecimento de um ente querido, sendo obrigados a buscarem atendimentos em outras cidades, fato este que atrasa o procedimento no momento mais difícil.

A justificativa desta referida solicitação é amparada nos dados estatísticos das ocorrências policiais de 2011, com 450 registro de necessidade de exame de corpo de delito entre eles estão lesão corporal, tentativas de homicídios/consumado, lesão corporal culposa, embriagues e etc...

Ao analizarem os dados, julgaram inadequado a solicitação, afirmando que a demanda é muito pouca, também manifestaram que o IGP não participará de nenhum convênio com o município. A sugestão é a aquisição de um furgão apropriado para realizar o translado dos corpos à Uruguaiana.

Os vereadores acreditam que a segurança pública deve estar preparada para atender o cidadão, inclusive o perito poderá atender o município vizinho Maçambará, que também não possui profissional nesta área.