28/12/2011 - 11h27min

Câmara de Vereadores realizou eleição histórica no Município

Vereador Lauro Hendges é reeleito Presidente de Câmara de Vereadores de Itaqui

Por Ascom-CVI

Mesa Diretora 2012 - Vice Presidente Marcio Palma, Presidente Lauro Luiz Hendges e Secretária Aline Coffi

A Mesa Diretora da Câmara de Itaqui, que irá conduzir os trabalhos Legislativos de 2012, foi eleita durante a última Sessão Ordinária do ano (27 e dezembro). Assim, como no último ano de Legislatura, foi protocolada apenas uma chapa para concorrer à Mesa Diretora, a qual contou com o apoio de seis (06) dos nove (09) parlamentares do Legislativo.

A Mesa Diretora – 2012 ficou constituída da seguinte forma:
Presidente: Vereador Lauro Hendges (PDT)
Vice-Presidente: Vereador Márcio Palma (PP)
Secretária: Vereadora Aline Goulart Coffi (PMDB)

A votação foi através do sim, não e abstenção, sendo que o resultado foi de seis (06) votos a favor e três (03) abstenções, sendo dos Vereadores Éber Escobar de Almeida (PDT), Gislaine Brum (PSB) e Albino Vas da Costa
(PSB).

Ao ser eleito, o novo Presidente agradeceu aos colegas vereadores pela confiança do voto, e divulgou a todos a economia de aproximadamente R$ 845.000,00 (Oitocentos e quarenta e cinco mil reais). Lauro Hendges destacou ainda, os R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), que foi doado para a compra de um terreno para a UNIPAMPA, R$ 30.000,00 (trinta mil reais para o carnaval de rua), R$ 5.000,00 destinado à Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Garota Verão), R$ 1.000,00 à Sec. de Esporte, Comércio e Lazer (Semana Farroupilha); entre outros.

Em 2011, na Presidência de Lauro Hendges, foi aprovado a redução no valor das diárias de R$ 415,25 para R$ 290,00 - para cidades não limítrofes com mais de 200 mil habitantes e para cidades limítrofes com população inferior a 200.000 habitantes o valor que era de R$ 207,62 passou a R$ 150,00.

Foi destacado também que a Câmara de Vereadores de Itaqui ficou em 15º lugar em transparência entre 315 cidades no Estado que tiveram o Portal avaliado; abertura da CPI do Carnaval para apurar supostas irregularidades; Audiências Públicas de interesse da comunidade entre outras.

Uma das intenções da Mesa Diretora reeleita é dar continuidade à seriedade e responsabilidade na administração do dinheiro público, sugerindo também ao Executivo Municipal que seja utilizado o valor economizado pelo Legislativo para a compra de um aparelho de tomografia computadorizada (R$ 250.000,00) e ajuda à Secretaria da Agricultura para estruturar a Associação de Agricultura Familiar recentemente fundada em Itaqui (R$ 30.000,00).