29/11/2011 - 13h21min

Lideranças da fronteira reivindicam hospital Pólo Regional para Uruguaiana

Comissão Pró Hospital Pólo Regional de Uruguaiana em reunião na Assembleia Legislativa do RS

Por Gab. Ver ª Aline Coffi

O Deputado Frederico Antunes (PP), acompanhado de integrantes da Comissão Pró Hospital Pólo Regional de Uruguaiana e de comitiva de lideranças e políticos da Fronteira Oeste, coordenou nesta quinta-feira (24 de novembro), reuniões em busca de apoio para a instalação de um novo hospital em Uruguaiana. Os encontros foram realizados com o Secretário Estadual da Saúde, Ciro Simoni; com o Presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde e o Coordenador da Bancada Federal Gaúcha, deputado Paulo Pimenta (PT/RS). O grupo veio explanar os encaminhamentos que a Comissão vem dando em relação às negociações sobre a implantação de um novo modelo de estrutura de base hospitalar na região.

O Deputado Frederico durante sua explanação, apresentou uma série de motivos favoráveis à instalação de um Hospital Pólo em Uruguaiana, destacando a falta de leitos em função do fechamento de dois hospitais no município nos últimos anos, sendo um particular e um do Exército. “Uruguaiana é a cidade que tem o maior Porto Seco da América Latina, tem um aeroporto internacional, universidade, e em contradição possui dois hospitais que fecharam as suas portas. Devido a essas referências, estamos solicitando que lá exista uma base hospitalar Pólo Regional, a fim de que a região fique protegida e sustentada por um atendimento sem precisar se deslocar 700 quilômetros para chegar aqui em Porto Alegre”, explicou.

Sobre a vontade dos outros municípios de fronteira que também desejam receber uma unidade hospitalar Pólo, como Santana do Livramento e Alegrete, o Dep. Frederico Antunes salientou que Uruguaiana não quer concorrer com as demais cidades. “Nós queremos distribuir na região a possibilidade de um bom atendimento à saúde”, pontuou.

Para o Coordenador da Executiva Pró Hospital Público Pólo Regional de Uruguaiana, Denizart Souza Ramires, desde que iniciou os trabalhos, a comissão já esteve com o Vice-governador Beto Grill. Segundo ele, o próximo passo é levar a reivindicação à Presidenta Dilma Rousseff; salientou também que o projeto conta com o apoio da UNIPAMPA.

Adão Villaverde, presidente da Assembleia Legislativa, além de garantir seu apoio e do Parlamento ao grupo, disse que, para levar o assunto ao Ministério da Saúde é preciso deixar os pontos muito bem articulados antecipadamente. “Temos que ter um bom projeto, apoiado pelo Governo do Estado, que convença o ministro de que a região tem a possibilidade de oferecer atendimento de alto nível, além de expor bem as demandas e as distâncias da localidade e dar o peso dos apoios e do interesse regional”, aconselhou.

O Presidente da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO), Prefeito de Barra do Quaraí, Maher Jaber ratificou seu apoio ao projeto e lembrou que o objetivo principal do grupo é gestionar apoio parlamentar para a destinação do Hospital Federal em nossa região.

Já o Presidente da Câmara de Uruguaiana, Ronnie Mello, disse que esse pleito já foi aprovado por unanimidade na Conferência Estadual realizada em setembro na cidade de Tramandaí e salientou que, em razão das tratativas, acredita que esse projeto pode se tornar realidade a curto ou médio prazo, principalmente, porque existe a disponibilidade de recursos do Governo Federal.

O Secretário da Saúde prometeu apoio ao projeto; para Ciro Simoni, antes de tudo é necessário a apresentação de uma pauta e projeto conjunto dos municípios da região. "Sabemos da necessidade da Fronteira e principalmente das grandes distâncias que são percorridas nos dias de hoje para a busca de um atendimento médico", disse o Secretário.

Por fim, o Coordenador da Bancada Federal Gaúcha, Deputado Paulo Pimenta, destacou a necessidade e a importância da instalação de um hospital Pólo na Fronteira. Solicitou uma radiografia do setor em toda a região. "A região da Fronteira é deprimida e necessita da implantação deste hospital pólo e nós vamos trabalhar para isso. A região se acertando por uma sede também ajuda muito" finalizou o Deputado.

Participaram também dos encontros, o vereador de Uruguaiana Mauro Brum (PP), os vereadores de Quarai, Saint Clair Tâmara (PSDB) e Edson Meira (PSDB); os vereadores de Itaqui, Igor Ardais (PP), Márcio Palma (PP), Aline Coffy (PMDB) e Sérgio Motta (PMDB), além da Secretária da Executiva Pró-Hospital Público Pólo Regional de Uruguaiana, Maria Medianeira Ibanhez Alberto e a representante da ONG Girassol, Nádia Elisabeth Cardoso.