22/09/2011 - 11h09min

Discurso da Vereadora durante Sessão da Semana Farroupilha

Por Gab. Ver ª Aline Coffi

Verª. Aline Coffi

“Saúdo o senhor Vereador Lauro Luiz Hendges, Presidente da Câmara de Vereadores, senhores Vereadores, senhoras Vereadoras, homenageados, tradicionalistas, Presidentes, dirigentes e representantes de entidades de classe, Sras. e Srs. empresários, servidores desta Casa, trabalhadores, a imprensa falada e escrita e a todos que nos ouvem no campo e na cidade, a comunidade aqui presente, meu Boa Noite!

A Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas, transcendendo o próprio movimento tradicionalista. Ela envolve praticamente toda a população do Estado do Rio Grande do Sul, que no dia 20 de setembro relembra e recorda, de quem herdamos, o que temos e o que somos.

O Brasil é grato por sermos tão impetuosos, somos a história viva que rebrilha em cada gaúcho e gaúcha. Unir forças em torno de um ideal sempre foi uma características do gaúcho, um povo determinado e trabalhador que durante a Revolução Farroupilha, lutou por melhores condições políticas e econômicas para o crescimento do nosso Estado.

Senhoras e senhores, o mundo vive um momento grave. Ao relembrarmos fatos históricos que nos são caros, não podemos deixar de levantar nossa voz contra a injustiça, a desesperança e o terror que se espalham pelo mundo e que ameaçam a todos, não importa sua raça, religião ou classe social.

O desejo de paz está em nossos corações inspirado pelos mesmos ideais farroupilhas de liberdade, humanidade e igualdade.

Neste momento tão caro para todos os gaúchos, vamos unir nossas ações e nossos pensamentos em favor da paz; a paz no Rio Grande, a paz no Brasil, a paz no mundo.

Quis a providencia divina que tivéssemos hoje a oportunidade de homenagear homens e mulheres, personagens que simbolizam alma e luta do povo gaúcho. Senhores Jorge Compodônio Martins, Luis Alberto Toja, Paulo Afonso Nolasco, Dioci Carvalho Cabreira Mondadori e Valtair Beling, as senhoras Fernanda Bertin e Claudina Fernandes Silveira.

Esses homens e mulheres revelam toda bravura, valentia, determinação e luta travada pelos farrapos. A vida só tem expressão, sentido e beleza quando guiada por um ideal: o de bondade, justiça e humanidade, que nos faça compreender as contingências e as misérias terrenas, nos dê forças e coragem para superá-las e nos aproxime sempre mais da perfeição, que só existe fora dos limites humanos, isto é, na vastidão e na glória de Deus.

Por certo é este ideal de bondade, de justiça, de humanidade que abençoa esta tradicionalista hoje homenageada pela bancada do Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB, composta pelos Vereadores Aline Goulart Coffi e Sérgio Vieira da Motta.

A senhora Claudina Fernandes Silveira, personifica o sentimento farroupilha. É possível constatar em seu personagem a imagem da mulher gaúcha, guerreira, íntegra, dedicada a sua terra e a sua gente, e a cultuar nossos costumes mantendo acesa a chama da tradição. Filha de Osmar Goulart Fernandes e Ceni De Leon Siqueira. Uniu-se pelo sacramento do matrimônio com o Sr. Amarildo Siqueira; desse matrimônio tem as duas maiores riquezas que o Patrão Celestial poderia lhe dar, seus filhos Diozeffer e Dionathan, criada numa família com 09 irmãos.

Desde pequena sempre gostou de cantar, participava do Programa Tradicionalista do Sr. Ariosto Lins e Valter de Oliveira Borges, aprendeu a dançar com sua vó Claudina Goulart, que a ensinava a dançar com a vassoura, quando na sua adolescência participava das domingueiras e bailes no CTG Rincão da Cruz, onde Sr. Germano Patta levava as filhas e as amigas para bailar, sempre teve o desejo de aprender a montar, mas na 1ª tentativa fracassou, passou-se anos e foi convidada para uma cavalgada na 1ª vez não participou, na 2ª vez foi de charrete e na 3ª vez já aprendeu a montar, ganhou seu cavalo que desde a 3ª à 8ª cavalgada a carregou, em 2009 sofreu um acidente, que a impede de montar, mas não de participar.

Em 2003 faz parte da Comissão da Cavalgada da Mulher Gaúcha e de 2007 a 2010 Coordenadora, recebeu do Legislativo em 2010 uma placa em comemoração dos 10 anos da Cavalgada, em 2011 como participante foi de charrete, hoje aguarda para uma nova cirurgia possa a voltar a montar. Desde 1998 participa da condução da Chama Crioula com o Piquete José de Almeida Carpes. Em 2002 fundou o Grupo da Mulher Tradicionalista do Piquete para participarem da cavalgada, organizou com as demais colegas do grupo o 1º, 2º e 3º Chá da Mulher Tradicionalista do Piquete José de Almeida Carpes. Participa da chama, rodeios e cavalgadas concorrendo com músicas e poesias. Guarda com muito orgulho em sua estante troféus e certificados, como o troféu do CTG Rincão da Cruz em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Participou em 2005 da Comissão da Semana Farroupilha, em 2009 novamente como Vice - coordenadora Artística da COSFA.

Participou do 1º e 2º Encontro da Mulher Tradicionalista de Itaqui, realizado pela 1ª prenda do Município, no 1º encontro palestrou com o tema: A Mulher do Campo; participou de 5ª Cavalgada da Mulher Tradicionalista de Maçambará; em 2006 recebeu certificado de Patroa de Honra do CTG Recreio dos Gaudérios de Maçambará, participou da Cavalgada da Paz, Nossa Senhora Aparecida integração Itaqui e Uruguaiana, da Cavalgada em homenagem ao Sesquicentenário e as 03 primeiras estâncias do Itaqui, participou do lançamento da Chama Crioula do Estado na fazenda Itu e do Acampamento Farroupilha no Sindicato Rural e do desfile do acendimento da Chama do Estado em Itaqui, participa da Associação Centro Cultural Laçadores de Jácomo Bonapace.

A Bancada do Partido do Movimento Democrático Brasileiro cumprimentando a todos agraciados desta noite e deseja que ao nos bandearmos pelas coxilhas da querência, o Patrão celestial nos abençoe e acompanhe-nos em nossas andanças. Muito Obrigado e uma Boa Noite a todos.”