14/09/2011 - 14h21min

Comitê Ibicuí convida a comunidade Itaquiense para Reunião Pública

Proposta de Enquadramento da águas deve ser consolidada

Por Gab. Ver. Éber Escobar de Almeida

Ver. Éber Escobar de Almeida

Na manhã desta quinta-feira, 15 de setembro, acontecerá no Plenário da Câmara de Vereadores uma reunião pública do Comitê da bacia Hidrográfica do rio Ibicuí.

Depois de mais de 13 anos trabalhando na construção de um ambiente adequado à gestão de recursos hídricos de nossa região o Comitê da bacia hidrográfica do Rio Ibicuí está vivendo, neste segundo semestre de 2011, momento muito importante.

Como parte do Plano de Bacia, assessorados pelo Sistema Estadual de Recursos Hídricos através da consultoria Profill Engenharia e Meio Ambiente, será desenhada proposta de Enquadramento das Águas Superficiais, aprovada pela plenária do Comitê Ibicui, na 63ª Reunião Ordinária, ocorrida no dia 18 de agosto,em Manoel Viana.

Este instrumento de gestão facilitará a tomada de decisões no futuro, direcionando investimentos públicos e privados para atender a vontade da população da Bacia, harmonizando interesses potencialmente conflitantes em relação aos usos da água é o objetivo mais importante do estabelecimento de um abrangente Plano Diretor.

Segundo o Ver. Éber, representante da Câmara Municipal no Comitê, o Enquadramento das Águas Superficiais, levando em conta os usos desejados da água da nossa Bacia, é o grande passo que precisamos estabelecer para que a sociedade conheça estas decisões.

Agora é o momento da Comunidade se manifestar.
A participação da comunidade é importante neste momento para conhecer a proposta e, se for o caso, dar a sua contribuição. Mas muito mais que isto, convocamos todos os interessados, as pessoas que pensam as cidades a participar, receber a intenção de Enquadramento, construindo juntos o Plano de Uso Sustentável das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí integrado aos Sistemas Estadual e Nacional de Gestão de Recursos Hídricos.