23/08/2011 - 14h54min

Câmara instaura CPI para apurar denúncias

As supostas irregularidades referem-se ao Carnaval de Rua de 2011

Por Ascom - CVI

Pres. da Câmara de Vereadores Lauro Luiz Hendges

Em coletiva à imprensa local, realizada às 9:30 h de ontem, 23 de agosto, no Plenário da Câmara de Vereadores, o Presidente Lauro Luiz Hendges (PDT), manifestou-se, em nome do Poder Legislativo a respeito da organização de uma CPI para investigar as Contas referentes à Organização do Carnaval de Rua de Itaqui, (Comcari), gestão 2010 – 2011.

Diante das denúncias feitas no espaço da “Tribuna Popular” da Câmara, sobre supostos fatos irregulares que teriam ocorrido no transcorrer do Carnaval de Rua de 2011, atendendo à Requerimento dos Vereadores Márcio, Igor, Aline e Sérgio, o Presidente da Mesa Diretora da Câmara decidiu instaurar uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito, para investigá-las.

A CPI permitirá que os Vereadores possam colher documentação e depoimentos que permitam a apuração da existência, ou não, do que foi denunciado

O Vereador Lauro Luiz Hendges disse que a investigação é sempre positiva e que não há motivo para ser contra, pois, o controle das ações do Poder Executivo é função precípua do Legislativo. As investigações são feitas para isso: elas têm o poder de dissipar dúvidas, inocentando ou culpabilizando os investigados. “Se não há investigação sobre assuntos que geram dúvida para a comunidade, perde a população, perde a democracia”, arrematou o Presidente.

Conforme estabelece o Regimento Interno, a partir de hoje, a Comissão dispõem de 10 dias para a instalação da CPI.

Como a Comissão deve observar a proporcionalidade das Bancadas partidárias que compõem a Câmara, deverão fazer parte dela Vereadores representantes do PDT (02), PSB (01), PP (01), PMDB (01).

Na coletiva, estiveram presentes os Vereadores: Ver. Lauro Hendges, Presidente da Casa; Verª. Mara Ayub, Verª. Aline Portella Coffi, Ver. Éber Escobar de Almeida, Ver. Albino Medeiros, Ver. Márcio Palma, Ver. Albino Vaz Costa, Verª. Gislaine Brum.

A Imprensa local foi representada pelos repórteres Carlos Aguirre (Rádio Pitangueira), Dileu Fernandes (Rádio Cruzeiro do Sul), Daniel Kraetzig (Rádio Liberdade FM) e dos jornalistas Marcelo Fortunato (Jornal Nossa Época), Talita Regina Silveira Glória (Jornal Folha de Itaqui).