27/07/2011 - 15h14min

Ver. Marcio Palma envia Anteprojeto ao Poder Executivo

Marcio Palma destaca que este anteprojeto de lei tem a finalidade de incentivar e absorver parte da produção local de arroz

Por Gab. Ver. Marcio Palma

Ver. Marcio Palma

O Vereador Marcio Palma protocolou, na última Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores, realizada na terça-feira (26 de julho), um Anteprojeto de Lei, encaminhado ao Executivo Municipal, no qual sugere que seja tornado obrigatório o uso de Arroz nas principais refeições da merenda escolar da rede municipal de ensino. O arroz a ser consumido deverá, preferencialmente, ser cultivado e/ou industrializado em Itaqui.

Marcio Palma destaca que o Anteprojeto de Lei tem a finalidade de incentivar e absorver parte da produção local de arroz, especialmente porque o grão é integralmente produzido e industrializado em nossa cidade, diferentemente do trigo, produto produzido e beneficiado em outros municípios e, em grande parte, importado de outros países.

Afora o aumento do consumo do arroz per capita, um dos efeitos esperados será o de “fidelização” dos consumidores, pois estes, por serem jovens, ao se acostumarem, desde pequenos, com o consumo deste grão, passarão também a consumi-lo em suas casas, incentivando o consumo em suas famílias, bem como, futuramente, nas famílias que vierem a constituir.

O arroz possui diversos benefícios para a saúde, dentre os quis se salientam o fato de não conter glúten, ser importante fonte de minerais e vitaminas e, além disso, se consumido na forma de arroz integral, por ser fonte de fibras, auxilia na prevenção de doenças do sistema digestivo, do coração e no tratamento do diabetes.

Considerando que há 4.495 alunos da rede escolar municipal, e que na dieta diária de cada um fossem consumidos 150 g de arroz, ao final de um mês o consumo chegaria a 20,2 toneladas.

A obrigatoriedade de haver, sempre, algum prato à base de arroz nas refeições poderá ser facilmente contornada pela habilidade e a criatividade das merendeiras e nutricionistas, que poderão, assim, evitar a repetição de pratos, introduzindo as mais diversas formas possíveis do uso do produto.