21/07/2011 - 14h46min

Vereador Éber quer consulta popular para aplicação de recursos do IPTU

Anteprojeto foi enviado ao Executivo

Por Gab. Ver. Éber Escobar de Almeida

Ver. Éber Escobar de Almeida

Projeto de lei pretende instituir a participação da população na aplicação dos recursos das receitas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A proposta é do vereador Éber Escobar de Almeida e prevê a consulta popular anual sobre as áreas em que o contribuinte gostaria de ver aplicadas as verbas.

A consulta, de acordo com o Ver. Éber, poderá ser feita por meio do próprio talão do IPTU, encaminhado anualmente. A segunda opção seria em audiência ou levantamento com as associações de bairros da cidade. O vereador adiantou que a forma como os contribuintes farão a consulta e os procedimentos para participação serão regulamentados pela prefeitura.

O principal objetivo é democratizar a aplicação dos recursos, priorizando as benfeitorias pela necessidade de cada bairro. “Da forma como estamos propondo, o cidadão poderá fazer sua opção direta sobre a benfeitoria que deseja nas áreas da educação, saúde, esporte e lazer, ou outras, garantindo maior abrangência”, finalizou o vereador.