13/07/2011 - 13h58min

Vereador Éber sugere criação do Arquivo Público Municipal

Arquivo tem por finalidade preservar documentos históricos do Município

Por Gab. Ver. Éber Escobar de Almeida

Ver. Éber Escobar de Almeida

A criação de um Arquivo Público de Itaqui, foi tema do ante projeto de lei sugerido pelo vereador Éber Escobar de Almeida, na Sessão Ordinária de terça feira , dia 12 de Julho. O parlamentar esclareceu que, através do crescimento da cidade e as novas tecnologias, o passado e a cultura da cidade acabam sendo esquecidos.

Como nossa cidade já está com 153 anos, é preciso que os setores competentes tomem providências visando manter as raízes de nossa cultura. "Um povo que não preserva o seu passado jamais saberá cuidar do futuro, por isso é preciso ter toda atenção com os documentos de nossa história, como registros, processos civis, criminais, escrituras públicas entre tantos outros, para que as novas gerações possam ter conhecimento do passado de Itaqui e suas personalidades", afirmou o Ver. Éber.

Segundo o vereador, a Lei Federal nº 8159/91 estabelece que é dever do Poder Público dar proteção especial aos documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação.