06/07/2011 - 12h23min

Universidade surpreende com anúncio do fechamento de suas portas

Decisão tomada pela Reitora da URCAMP prejudica mais de 80 alunos

Por Ascom-CVI

A possibilidade dos Itaquienses realizar sua formação universitária em Itaqui, fazendo os cursos superiores até hoje oferecidos pela URCAMP - Universidade da Região da Campanha em nossa cidade era o sonho imaginado por nossos estudantes até assumirem a  URCAMP, a Prof ª. Lia Maria Herzer Quintana (Reitora), e o Prof. Paulo Ricardo Ebert Siqueira (Vice-reitor).

Infelizmente, a primeira ação dos novos dirigentes da Universidade foi de fechar o Campus Itaqui, que funciona no prédio do Colégio Santa Teresa de Jesus, na rua XV de Novembro com a Borges do Canto, deixando perplexos cerca de 80 alunos, professores e a Comunidade itaquiense.

Em princípio, a justificativa para o fechamento do Campus Itaquiense seria a de que serviria para suprir as deficiências financeiras do Campus de São Borja/RS.

Segundo os estudantes, tanto eles como os professores e funcionários do campus desconheciam a possibilidade de fechamento da instituição em Itaqui.

Em tese, o fechamento não tem, aparentemente, fundamento em desatenção ou auxílio financeiro da Comunidade itaquiense, pois a Prefeitura, através da aquisição de bolsas de estudo e custeio de despesas das instalações da URCAMP (aluguel, água, luz, etc..), sempre prestou decisivo apoio ao Campus local.

Durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores desta terça-feira (06 de Junho), que contou com a presença de um grande número de estudantes, que empunhavam cartazes em protesto ao fechamento do Campus da URCAMP de Itaqui, o professor Itaquiense Juarez Osório usou da Tribuna Popular para manifestar o descontentamento do corpo docente e discente do Campus.

A Câmara, através do Presidente Lauro Luiz Hendges e os demais Vereadores, comprometeu-se em ajudar naquilo que for necessário.

Além da Câmara de Vereadores de Itaqui, a Prefeitura Municipal, OAB e outros segmentos estão empenhados para reverter a decisão da Reitora.