27/06/2011 - 14h06min

Em nome da Bancada do PMDB, a Vereadora Aline Coffi homenageou as Irmãs Teresianas

Homenagem aconteceu durante a Sessão Ordinária da última terça-feira

Por Gab. Ver ª Aline Goullart Coffi

Verª Aline Coffi - Foto: Ascom - CVI

Na Sessão Ordinária do dia 21 de junho, durante o Grande Expediente Especial, a Câmara de Vereadores homenageou os 100 anos de história das Irmãs Teresianas em Itaqui.

Na oportunidade, em nome da Bancada do PMDB, fez uso da palavra a Vereadora Aline, dizendo:

“Saudamos as Irmãs Teresianas, homenageadas nesta noite, a Vice Prefeita Claudete Machado, Sr. Presidente do Parlamento, Ver. Lauro Luiz Hendges, Padre Luiz Lavarda, Tenente Coronel Carlos Magno, senhoras e senhores Secretários, senhoras e senhores Servidores desta Casa, senhoras e senhores professores, ex-professores, alunos e ex-alunos do Colégio Santa Teresa de Jesus, senhoras e senhores da imprensa.

É com o coração cheio de alegria que ocupamos este espaço, nesta Casa de Leis para prestar esta homenagem que tem como objetivo tornar público o reconhecimento, o carinho e o respeito deste Poder ao belo trabalho sócio educativo desenvolvido em nossa comunidade pelas Irmãs Teresianas.

Nesta noite celebramos 100 anos de presença das Irmãs Teresianas em nossa comunidade. A congregação das Irmãs Teresianas foi fundada na Espanha em 23 de junho de 1876 pelo Padre Enrique de Ossó. Seu desejo era de que as Irmãs Teresianas, na medida do possível, educassem a infância e a juventude do jeito de Santa Teresa de Jesus, transformando a sociedade por meio de uma educação que privilegiasse os valores humanos e cristãos.

As Irmãs chegaram no Brasil em 1911, pelas fronteiras do Uruguai, Rivera/Livramento, e da Argentina - Alvear e Itaqui, quando neste mesmo ano, foram fundados os Colégios de Livramento, em abril, e de Itaqui, em julho. Iniciava-se então a missão das Irmãs Teresianas em nossa terra.

Através dos ensinamentos teresianos, aprendemos o valor educativo do encontro, desfrutamos de um ambiente acolhedor, espaço de crescimento entre sujeitos e sociedade.

Uma educação alicerçada no Evangelho e no zelo pela vida, compromisso com as pessoas e as situações. Fomos educados para nos tornar pessoas capazes de fazer a história, norteada pelos valores do Reino: justiça, solidariedade, ética e paz... Educados pelo exemplo de Santa Teresa, de fé, esperança, compromisso com a verdade, de coragem para denunciar e ter a capacidade de indignar-se com as situações de exclusão social.

Queridas irmãs Sílvia, Olga, Iria e Maria Beatriz, ao ter o privilégio primeiro como estudante depois como educadora, de fazer parte de alguns destes 100 anos de história, tivemos a felicidade de conviver com vocês. Uma convivência que nos permitiu nos tornarmos pessoas melhores, gente que trata gente como gente, que acolhe, que valoriza as diferenças, que acredita na capacidade de crescer, aprender e transformar o que o ser humano possui. Vocês nos dão a certeza de que nenhum ser humano é uma ilha isolada, porque fazemos parte de uma família. E que, cada um deveria poder dizer que é no seu lar que encontra os melhores momentos da sua vida, mas para que a família seja realmente o que deveria ser é necessário nela investir. Somente assim transformaremos nosso lar num ambiente de aconchego, paz e harmonia.

Vocês nos ensinaram que a essência da vida cristã é o amor. Ele se realiza e se desenvolve de modo mais profundo no ambiente familiar. Na vida em família o ser humano é acolhido com amor, é promovido e defendido. Quem ama promove a família e, ao promover a família, também estará promovendo um mundo melhor. Obrigada Senhor, por este momento, pela oportunidade de estar aqui e prestar essa digna homenagem. Obrigada Irmãs! Vocês são presença em nossas vidas!

É o que desejamos em nome da bancada do PMDB, composta por mim e pelo vereador Sérgio Motta”.